Vereadores aprovam LDO e rejeitam emendas da oposição

Discussão sobre emendas tem nova vitória da base na guerra política; projeto recebeu apenas um voto contrário

O vereador Élcio Vieira Junior, único voto contrário a LDO de Lorena (Arquivo Atos)
O vereador Élcio Vieira Junior, único voto contrário à LDO de Lorena; grupo de oposição acompanhou maioria (Arquivo Atos)

Da Redação
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou, na última quarta-feira (12), o projeto do Executivo que estabelece a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2018. Durante a votação, a oposição apresentou duas emendas ao projeto, que acabaram rejeitadas.

A última sessão antes do recesso parlamentar foi mais uma vez marcada pela “queda de braço” entre a base governista e a oposição. Antes da votação final do projeto, vereadores oposicionistas apresentaram duas emendas, sendo uma aditiva e outra modificativa. As duas propostas foram rejeitadas por 9 votos a 7.

A primeira cobrava que os parlamentares tivessem direito a movimentar 10% do duodécimo (verba destina pelo Executivo para arcar com as despesas do Legislativo). Já a segunda cobrava que o valor do duodécimo fosse fixado em 7%. Em 2017, a Casa recebeu repasse de 6,55% do orçamento municipal.

Como o PPA (Plano Plurianual) será votado somente em agosto, o projeto da LDO ainda não conta com valores estipulados.

Para o exercício deste ano, o duodécimo conta com um investimento municipal de R$ 7.883.400,00. De janeiro a junho, já foram repassados R$ 3.941.700. Nenhum encaminhamento de verbas para instituições ou serviços foi questionado pelos vereadores.

Autor das ementas vetadas, o vereador Elcio Vieira Junior, o Elcinho (PV) foi o único a votar contrário ao projeto. A LDO 2018 foi aprovada com 15 votos a um.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?