Vereadores aprovam LDO e rejeitam emendas da oposição
Discussão sobre emendas tem nova vitória da base na guerra política; projeto recebeu apenas um voto contrário

Da Redação
Lorena
A Câmara de Lorena aprovou, na última quarta-feira (12), o projeto do Executivo que estabelece a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2018. Durante a votação, a oposição apresentou duas emendas ao projeto, que acabaram rejeitadas.
A última sessão antes do recesso parlamentar foi mais uma vez marcada pela “queda de braço” entre a base governista e a oposição. Antes da votação final do projeto, vereadores oposicionistas apresentaram duas emendas, sendo uma aditiva e outra modificativa. As duas propostas foram rejeitadas por 9 votos a 7.
A primeira cobrava que os parlamentares tivessem direito a movimentar 10% do duodécimo (verba destina pelo Executivo para arcar com as despesas do Legislativo). Já a segunda cobrava que o valor do duodécimo fosse fixado em 7%. Em 2017, a Casa recebeu repasse de 6,55% do orçamento municipal.
Como o PPA (Plano Plurianual) será votado somente em agosto, o projeto da LDO ainda não conta com valores estipulados.
Para o exercício deste ano, o duodécimo conta com um investimento municipal de R$ 7.883.400,00. De janeiro a junho, já foram repassados R$ 3.941.700. Nenhum encaminhamento de verbas para instituições ou serviços foi questionado pelos vereadores.
Autor das ementas vetadas, o vereador Elcio Vieira Junior, o Elcinho (PV) foi o único a votar contrário ao projeto. A LDO 2018 foi aprovada com 15 votos a um.