Prefeitura de Guará assina convênio que coloca Gomeral na rota do Caminho da Fé

Com projeto, peregrinos que passam pelo bairro podem receber certificado do percurso religioso

Marcus Soliva, o presidente da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, Almiro Grings assinam convênio  (Foto: Estéfani Braz)
Marcus Soliva, o presidente da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, Almiro Grings assinam convênio (Foto: Estéfani Braz)

Da Redação
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá assinou, na última segunda-feira, um convênio para incluir o bairro do Gomeral na rota do “Caminho da Fé”. Com isso, peregrinos que utilizarem o percurso com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida poderão receber o certificado de conclusão do caminho.

A rota, criada em 2003 e inspirada no “Caminho de Santiago de Compostela”, na Espanha, tem como objetivo oferecer pontos de apoio e infraestrutura aqueles que seguem em romaria a pé a Aparecida.

De acordo com o prefeito Marcus Soliva (PSB), o bairro tem grande potencial turístico e será beneficiado com o convênio. “Essa região passa a ser rota oficial da Associação dos Amigos do Caminho da Fé para que a gente passe a receber todos aqueles peregrinos que saem nesse percurso de 571 quilômetros e que muitos não passavam por aqui por não haver essa homologação”.

Em uma parceria com a concessionária Nova Dutra, a administração municipal iniciou um processo de cascalhamento do local para melhorar a acessibilidade. A Prefeitura estuda ainda dar início ao processo de drenagem de águas pluviais nas estradas.

O secretário de Turismo, Felício Murad, revelou que segundo estimativa da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, cerca de dez mil turistas passam pelo bairro, por ano. “Se uma parte dessas dez mil pessoas pararem aqui, pernoitarem e realizarem suas refeições aqui, a gente consegue ter um bom desenvolvimento para o bairro do Gomeral”.

A Associação de Moradores do Bairro do Gomeral lembrou que durante os meses de maio e outubro, mês de Nossa Senhora Aparecida, o número de romeiros na estrada se intensifica.

A presidente da Associação, Lucia Helena Espíndola, acredita que, com o convênio, o número de turistas deve aumentar. “Todos que passam aqui pela primeira vez amam esse caminho. Quem passa aqui pela primeira vez, quer voltar sempre. Acham que o melhor caminho é esse, pelo Gomeral”.

O número de peregrinos têm crescido anualmente desde a criação da rota. “No nosso primeiro ano, terminamos saindo na mídia numa matéria sobre o caminho, e com tudo isso nós tivemos seiscentos peregrinos. Esse último ano, nós tivemos mais de seis mil e, para esse ano, nós vamos de oito a tranquilamente mais de oito mil”, contou o presidente da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, Almiro Grings.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?