Justiça Eleitoral reforça campanha de incentivo ao cadastramento biométrico

Registro de biometria, realizado pela Justiça Eleitoral para organizar sistema para a próxima eleição (Foto: Reprodução/TRE)
Registro de biometria, realizado pela Justiça Eleitoral para organizar sistema para a próxima eleição (Foto: Reprodução/TRE)

Da Redação
Região

Na tentativa de tornar o processo eleitoral ainda mais seguro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) promove uma campanha para incentivar os eleitores a comparecem às unidades eleitorais para o cadastramento de biometria. Areias, Cunha, Guaratinguetá, Piquete e Queluz estão entre os 79 municípios paulistas obrigados ao procedimento.

A campanha, que teve início na última segunda-feira, busca a conscientização sobre a necessidade desta atualização, e seguirá com os cadastramentos até o dia 30 de março de 2018.

Sem regularização, além do eleitor não poder votar na próxima eleição, em 2018, sofrerá impedimentos como não obter passaporte, carteira de identidade e CPF, participar de concurso público, fazer empréstimo em bancos oficiais.

Para o processo de revisão do cadastro o eleitor deve agendar o atendimento no site do TRE de São Paulo e comparecer ao cartório ou central de biometria com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência dos últimos três meses de emissão.

O cidadão será fotografado, terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos e a assinatura. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Quem não comparecer à revisão terá o título cancelado.

De acordo com o TRE, até abril, cerca 7,4 milhões eleitores haviam feito a biometria, o que representa 22,56% do eleitorado do estado (33 milhões).

Ainda segundo o TRE, nas zonas eleitorais que o cadastro biométrico ainda não é obrigatório, aconselha-se o cadastramento para que sejam evitados transtornos quando a revisão passar a ser necessária.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?