Vereadora tenta abrir CPI sobre saúde de Aparecida

Pedido verbal de Ana Alice é negado por regimento interno, mas deve voltar à pauta em duas semanas

A vereadora Ana Alice Braga, durante apresentação de requerimento por CEI, adiada para próxima semana (Foto: Leandro Oliveira)
A vereadora Ana Alice Braga, durante apresentação de requerimento por CEI, adiada para próxima semana (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Aparecida

A vereadora Ana Alice Braga (PTN) tentou colocar em discussão a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a saúde municipal de Aparecida, na sessão da última segunda-feira.

Baseada em denúncias de moradores, a parlamentar apresentou a proposta durante requerimento verbal no plenário. Mas o pedido acabou rejeitado, já que pelo regimento interno a abertura de CPI ou CEI (Comissão Especial de Inquérito), só podem ser feitas através de requerimento escrito.

Após ter apresentado a propositura através do requerimento verbal, os vereadores se reuniram na sala do presidente da Casa, Adilson Boi na Brasa (PMDB), por aproximadamente vinte minutos e discutiram a abertura da CPI. “A gente recebe denúncias todos os dias de que não tem médicos na Santa Casa, que as mulheres que vão dar à luz tem que sair correndo para Lorena. A saúde aqui está um caos. Eu tenho tido muita paciência desde o início do ano. Já coloquei um requerimento aqui em fevereiro questionando o atendimento da saúde pública”, ressaltou a vereadora.

Ana Alice preferiu não falar sobre a denúncia que teve acesso nesta semana, mas respondeu que dentro do que é possível ser feito pela Câmara, a abertura de uma comissão seria o ideal para investigar a raiz do problema na saúde municipal. “Como vereadores não podemos agir concretamente nas questões que são colocadas da saúde. Isso é pertinente ao Executivo. Por isso é pertinente que a gente solicite uma CPI, não para sair cassando bandido ou quem errou, quem deixou de errar. Estou percebendo que nesse tempo todo, e já estamos em maio, nada foi realizado. Não houve progresso”, desabafou.

O prazo para a vereadora entrar com o requerimento, para que ele pudesse ser discutido na sessão da última segunda, era o último dia 11. Ela garantiu que vai elaborar um requerimento escrito pedindo a abertura da CPI para a próxima sessão. “Não deu certo nesse momento, mas vou colocar em discussão para a sessão, dia 28”, prometeu.

Explicação – Adilson Boi na Brasa explicou o motivo pelo indeferimento da abertura da CPI. “O requerimento foi indeferido porque é necessário que cumpra os termos regimentais. Para ter validade é necessário que o ele seja escrito, mas foi verbal. A Ana Alice vai apresentar o requerimento na próxima sessão”, esclareceu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?