Esculturas homenageiam os trezentos anos da Padroeira

Obras de arte representam milagres creditados a Nossa Senhora Aparecida; investimento do município no projeto chega a R$ 350 mil

Escultura que será instalada em homenagem à festa da Padroeira (Foto: Divulgação)
Escultura que será instalada em homenagem à festa da Padroeira (Foto: Divulgação)

Rafael Rodrigues
Aparecida

No ano de comemoração aos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, a Prefeitura da cidade tem buscado alternativas para fomentar o turismo e transformar outros pontos o município em atrativos turísticos-religiosos.

O ultimo investimento, resultado de recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e também de parceria com empresários é a colocação de estátuas que contam os principais milagres creditado à Padroeira do Brasil.

Com valor de aproximadamente R$ 350 mil, a administração anunciou que as obras de arte serão fixadas em várias rotatórias do município. Segundo a secretária municipal de Turismo, Márcia Fillipo, a ideia é fazer com que a cidade de Aparecida tenha outros pontos de visitação dentro do roteiro turístico-religioso oferecido.

“Durante uma reunião no gabinete procuramos ideias de fazer com que Aparecida tenha novos pontos turísticos. É uma maneira de alavancar a cidade deixando ela mais bonita”, salientou a secretária.

Márcia explicou que as obras de arte representarão os milagres por intercessão de Nossa Senhora, como o caso das velas, do escravo Zacarias, da pesca milagrosa, da garotinha cega e do cavaleiro.

Criticada pelo gasto excessivo com esculturas, a Prefeitura se defendeu garantindo que os recursos são do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Dade, e que deverá ser usado somente para o setor do turismo. “As esculturas serão feitas com obras do Dade e é bom saber que esse dinheiro só pode ser usado em turismo, e eu não posso usar fora dessa área. Somos carentes e precisamos melhorar”, frisou Márcia.

De acordo com o Executivo, a licitação para a contratação da empresa responsável pelo paisagismo nas rotatórias será concluída nos próximos dias, mas as obras já estão sendo confeccionadas por Gilmar Pinna, considerado um dos maiores escultores do País.

Entre os locais que receberão as esculturas estão as rotatórias das avenidas Sólon Pereira, Júlio Prestes, Padroeira do Brasil, Alameda Chad Gebran e praça Geraldo Bento, no Jardim Paraíba.

Márcia Fillipo disse ainda que essa é uma das iniciativas da administração municipal para fomentar o Turismo para que a cidade se mantenha como Estância. “Não podemos perder o título de estância turística. Vamos criar esses pontos turísticos que vão ficar maravilhosos em nossas cidades”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?