Moradores reclamam de lixão em terreno no Jardim Modelo

Local fica ao lado do Campo Chico Vaz; segundo a população do bairro, caminhões de várias cidades da região depositam entulhos na área

Lixo toma conta de área próxima ao campo do Chico Vaz; moradores cobram solução de Prefeitura (Foto: Carlos Pimentel)
Lixo toma conta de área próxima ao campo do Chico Vaz; moradores cobram solução de Prefeitura (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Um terreno baldio localizado à rua Barão do Rio Branco, no Jardim Modelo, em Guaratinguetá, tem sido utilizado como depósito de restos de materiais de construção, animais mortos e até móveis. Famílias do local afirmam que caminhões de diversas cidades da região estão depositando entulhos no local.

Segundo um grupo de moradores, a Prefeitura tem feito a coleta de lixo e a coleta seletiva de forma regular. Outro problema seria o local, que apesar de ser limpo frequentemente, acaba tomado por objetos descartados.

“Todo dia tem caminhão com placas de Lorena, Cruzeiro e Aparecida despejando entulhos no terreno. A Prefeitura limpa de manhã e à tarde os caminhões estão novamente jogando lixo no local”, contou a moradora do bairro, Gisele Alves.

Segundo a moradora, além do visual ser péssimo, também está servindo para a proliferação de insetos e animais peçonhentos. “O terreno não tem calçada e as pessoas passam ao lado do terreno correndo grandes riscos, uma vez que até cobra já encontramos neste ‘lixão’”, relatou.

Idelma Carvalho, que também mora perto da área, ressaltou que é uma vergonha um local chegar a este estado, uma vez que fica na entrada do bairro. “São dois problemas. O primeiro é que temos apenas uma lixeira no bairro e tudo é jogado nela. Outro é o lixão em questão, que tem de tudo, lixo doméstico, objetos domiciliares e restos de construção. É corriqueiro ver carretinhas e caminhões jogando lixo e entulho ali, algo tem que ser feito”.

Segundo o subsecretário de Serviços Urbanos, Ricardo Freire, o terreno localizado na rua Barão do Rio Branco, no Jardim Modelo, é particular e o proprietário já foi notificado sobre a necessidade do recolhimento dos resíduos e cercamento da área, conforme a Lei Funcoc vigente na cidade. “Infelizmente muitas pessoas ainda descartam resíduos em locais impróprios. O proprietário já foi localizado, respondeu a notificação e se comprometeu, dentro do prazo regimental da lei, em fazer o cercamento da área e o recolhimento dos resíduos”.

O prazo para as providências termina na próxima semana. Caso o proprietário não tome as medidas, será aplicada a Lei Funcoc, com a limpeza feita pela Prefeitura, mas com cobrança de multa pelo poder público.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?