Canas inicia semestre letivo e aulas seguem em modelo remoto

Ensino presencial deve ser retomado quando todos os profissionais da Educação completarem o esquema vacinal contra a Covid-19

Sala de aula à espera dos alunos de Canas; rede pública municipal de ensino mantém sistema à distância (Foto: Reprodução PMC)

Gabriel Mota
Canas 

Com o início do segundo semestre da educação básica, as redes municipais de ensino de algumas estão retomando gradualmente as aulas presenciais pela região. Mas em Canas, a Prefeitura optou por manter o sistema remoto e ainda não há previsão para o retorno dos alunos às escolas.

A diretora de Educação do Município, Wanda Ferreira, assumiu a pasta há cerca de um mês e frisou que a decisão deve ser tomada com cuidado e atenção. “Não dá para tratar apenas de determinar o dia da retomada, e sim a possibilidade de um retorno mais seguro possível para todos os envolvidos na escola, porque a situação além de séria, é grave”.

Além da situação da pandemia, a porcentagem de profissionais da Educação com o esquema vacinal completo foi levada em consideração. Cerca de 55% dos colaboradores ainda não receberam a segunda dose do imunizante contra a Covid-19, o que tem projeção para ocorrer em meados de setembro, após cumprimento das 12 semanas de intervalo entre as aplicações.

Wanda afirmou que a pasta recebeu um comunicado extraordinário da secretaria estadual de Educação, no dia 30 de julho. Assim como em decretos anteriores, recomendou-se a vacinação nesse grupo de profissionais em dose única ou dupla, além de um intervalo de 14 dias após a aplicação, para que se atinja a imunização esperada.

Apesar do apontamento, não está descartada a possibilidade de aulas presenciais antes de que toda a equipe de funcionários das escolas municipais complete a vacinação. A diretora da pasta afirmou que o plano de retomada é flexível e citou a possibilidade de os alunos retornarem às escolas com o atendimento apenas dos profissionais de Educação que já foram imunizados. “Está sendo feito um estudo minucioso para que a gente não tome decisões que venham a prejudicar ou colocar em risco a vida do profissional” reforçou a diretora.

O semestre letivo da rede municipal de ensino de Canas teve início na última semana. Enquanto as aulas seguem em modelo remoto, as atividades escolares são repassadas aos estudantes por meio de aplicativos online ou material impresso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?