Morador da Vila Rosa cobra limpeza urbana emergencial da Prefeitura

Terreno de bairro de Guaratinguetá estaria há dez meses sem retirada de mato e entulho; secretário promete trabalho de atendimento para o próximo mês

Terreno no Vila Rosa exemplifica problemas apontados por morador; Prefeitura promete fim de animais peçonhentos até o próximo mês (Foto: Leandro Oliveira)
Terreno no Vila Rosa exemplifica problemas apontados por morador; Prefeitura promete fim de animais peçonhentos até o próximo mês (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Um terreno abandonado, o acúmulo de mato, a falta de limpeza e o descarte irregular de entulho. Problemas recorrentes em diversas cidades da região e que também fazem parte da realidade do bairro Vila Rosa, em Guaratinguetá. Animais como aranhas, ratos, baratas e escorpiões têm aparecido com frequência pela região.

Prejudicados, os moradores reclamam e a secretaria de Serviços Urbanos promete limpeza em todo o bairro.

Ilydio Viêdma mora na Vila Rosa há seis anos. Sua rua, a Gardênias, é uma das mais afetadas pela falta de limpeza urbana no bairro, com um terreno abandonado em frente de sua casa. Viêdma confirmou que já pediu formalmente à Prefeitura e a secretaria responsável que fizessem a limpeza no bairro. “Vai completar uns dez meses que está nesta situação. A gente vai na Prefeitura, fala com vereador, fala que vai resolver e está na mesma situação. As crianças daqui não tem opções de lazer, acabam brincando perto do terreno e correm risco de serem picadas por algum bicho peçonhento ou se machucar com materiais cortantes”, contou o morador.

O morador revelou que uma cobra apareceu na região há duas semanas. Paralelo a solicitação de limpeza, Ilydio também alertou sobre a falta de iluminação no único ponto de lazer do bairro, a quadra poliesportiva que fica ao lado do terreno.

“As crianças estão em férias, não têm onde brincar, se divertir. Elas brincam no escuro. Elas não têm o que fazer”, respondeu. “A gente paga os impostos e a gente exige que o trabalho seja feito. Na hora de cobrar, é cobrado, agora é minha vez. Eu fico com dó das crianças”, desabafou.

O secretário de Serviços Urbanos, Crysantho Ferreira, disse que os serviços de limpeza estão feitos próximos ao bairro Vila Rosa. Em um primeiro momento, os trabalhos são no Engenheiro Neiva, Vila Bela e Clube dos 500. O próximo bairro será o Vila Rosa.

“Vamos entrar na Vila Rosa, talvez em agosto. A distância desse bairro até o ponto de descarte dos materiais é um grande problema, mas que será enfrentado e resolvido. A distância é um complicador porque a frota de caminhões é pequena. Já tínhamos conhecimento das denúncias de entulho irregular na área, e nós vamos proceder a limpeza e sinalização”, revelou o secretário.

Quanto à solicitação pela iluminação da quadra poliesportiva, o secretário preferiu não colocar prazos para a realização do reparo. “Nós iniciamos o trabalho com a firma contratada para ajudar na iluminação, estamos na segunda semana. Chegaremos na Vila Rosa, mas não posso prometer datas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?