Giovanna Campiolo sonha com vaga nas Olimpíadas

Zagueira de Guará conquista espaço na Seleção e acredita em convocação

A atleta Giovanna Campiolo durante treino com a equipe da Seleção Brasileira, em preparação para campeonato (Colaboração CBF)
A atleta Giovanna Campiolo durante treino com a equipe da Seleção Brasileira, em preparação para campeonato (Colaboração CBF)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Dos primeiros chutes aos oito anos de idade aos troféus no futebol profissional. A história da garota que se destacou em meio aos meninos mais velhos nos gramados da região, ganhou capítulos especiais. Giovanna Campiolo, de 19 anos, é realidade nas categorias de base da Seleção Brasileira. Campeã por onde passou, a xerife da zaga verde e amarelo sonha com um espaço no time que vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.
Na bagagem, Giovanna Campiolo carrega troféus e muita experiência. Apesar da pouca idade, a zagueira coleciona taças. Bicampeã paulista pelo Taubaté e Portuguesa, campeã paranaense, brasileira e da Copa do Brasil pelo Foz Cataratas/PR, seu atual clube. A atleta foi convocada para a Seleção sub-20 pela primeira vez no ano passado. De cara, a defensora conquistou o título Sul-Americano em cima da Argentina.
Mas, antes de chegar à Seleção, Giovanna precisou nadar contra a correnteza. Sua primeira experiência foi na escolinha de futebol da Aeronáutica, em Guaratinguetá, onde somente garotos eram treinados. “Eu comecei a me interessar quando eu tinha oito anos. Onde tinha bola envolvida, eu entrava para jogar. Comecei no meio dos meninos, na Aeronáutica, com o professor Bueno. Eu era a única menina e consegui me destacar”, contou a zagueira.
Ingressada no futebol, Giovanna não parou. A garota treinou no Itaguará e se arriscou em testes nos principais clubes do País. Aos 14 anos, a primeira oportunidade em um time que surgiu em Pindamonhangaba. “Jogando os Jogos da Juventude eu consegui uma indicação para o time do Taubaté, onde tive oportunidade de jogar no time sub-20 e profissional”, explicou.
Em 2015 a zagueira foi contratada pela Portuguesa. Na Lusa veio a primeira convocação para a Seleção Brasileira. Aliás, a camisa verde e amarela é um objeto de desejo da atleta. “Todas nós, jogadoras, temos como objetivo chegar à Seleção principal. E comigo não é diferente. Está nos meus planos sim (disputar as Olimpíadas) e eu sonho com a vaga no time titular”, destacou.
Se os Jogos Olímpicos fazem parte de um sonho pouco distante, o Mundial sub-20 é realidade. O Brasil se classificou para a Copa do Mundo e a expectativa é de que Giovanna Campiolo esteja na convocação final para a edição que será realizada em Papua Nova Guiné, em junho.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?