Em Guará, prefeitos recebem orientação do Estado para aplicação no turismo

Reunião esclarece dúvidas de novos prefeitos e secretários por investimento nas estâncias

O secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, fala para prefeitos e secretários de Turismo durante evento realizado em Guaratinguetá (Foto: Leandro Oliveira)
O secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, fala para prefeitos e secretários de Turismo durante evento realizado em Guaratinguetá (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Da Região

Guaratinguetá recebeu uma reunião técnica promovida pela Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo) e outras 13 cidades do Vale do Paraíba. O encontro, realizado na manhã da última sexta-feira, colocou frente à frente os prefeitos e o secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko.

Uma série de palestras e explanações foram apresentadas durante as quatro horas de evento. Além dos representantes de Guaratinguetá, liderados pelo prefeito Marcus Soliva (PSB) e o secretário de Turismo Felício Murade, os prefeitos de Aparecida, Ernaldo César Marcondes (PMDB), Rolien Garcia (PSB), chefe do Executivo em Cunha, e outros 11 prefeitos marcaram presença.

Fernando Zuppo, gerente executivo da Aprecesp, explicou o que foi discutido no encontro. “Essa é uma reunião técnica, para detalhar o que deve ser feito para requerer recursos ou apresentar projetos. Nós temos setenta cidades que são estâncias turísticas em todo o estado, e o governo tem um fundo de fomento ao turismo que é distribuído por essas cidades”.

De acordo com Zuppo, para que as cidades tenham acesso ao fundo, requisitos legais foram abordados na reunião da última sexta-feira, com diretrizes apresentadas para que os prefeitos e secretários sigam os protocolos de abordagem e encaminhamento de projetos.

Para Benko, o encontro serviu para que estreitar os laços entre as cidades e o Governo do Estado. “Estamos prestando um serviço de auxílio ao desenvolvimento do turismo dessas cidades. Quando um município quer investir em determinado setor, ou apresentar um projeto para captar recursos, tem toda uma burocracia. Por isso é importante ter essa aproximação”.

Das cidades da região, Guaratinguetá e Aparecida trabalham para ampliar o atendimento ao turismo religioso. A capital nacional da fé católica espera receber 20 milhões de visitantes neste ano, por conta da comemoração dos trezentos anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Já Cunha trabalha para fortalecer o turismo de aventura. A Prefeitura vai encaminhar nas próximas semanas um projeto de melhoria em trechos de estradas rurais, para ampliar o circuito do L’Étape, competição de ciclismo realizada nos dois últimos anos na cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?