Com foco na orientação de pessoas com deficiência, Lorena ganha Polo de Empregabilidade Inclusiva

Unidade, que inicia atividade na próxima semana junto ao PAT, passa a fazer análise de perfil e ligação do público com empresas

Representantes da Prefeitura, Estado e Conselho Municipal em evento de lançamento do PEI em Lorena (Foto: Gabriel Mota)

Gabriel Mota
Lorena

O PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) foi anunciado na última terça-feira (28) em Lorena. Vinculado ao programa Meu Emprego Inclusivo, das secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, a unidade inicia o atendimento na próxima quinta-feira (7).

Além de ligar vagas de emprego a candidatos, o polo terá como função a orientação às pessoas com deficiência e um acompanhamento, disponibilizando, por exemplo, cursos de qualificação profissional ao público.

A metodologia do PEI é denominada Emprego Apoiado, onde profissionais acompanham a pessoa atendida por até um ano. O processo se inicia com a busca ativa e passa por etapas como as avaliações de perfil funcional, interesse pessoal e escala de apoio. Dessa forma, é feito um mapeamento para apoiar e incluir o candidato no mercado de trabalho. O intuito, de acordo com a organização, é garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento do profissional.

“O desafio é mostrar para as próprias pessoas com deficiência que elas têm vocação e têm potencial de emprego” afirmou a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa.

Atualmente, segundo o Governo do Estado, o município tem pelo menos 7,5 mil pessoas com deficiência, sendo aproximadamente três mil em idade produtiva. No panorama da empregabilidade, de forma geral, Lorena apresenta dados positivos em 2022, acima da média do estado, com um saldo de 562 vagas de janeiro até o último fechamento, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em maio, foram 601 admissões e 468 desligamentos.

Uma das barreiras para que pessoas com deficiência ocupem uma parcela maior dessas admissões no município é a acessibilidade, segundo a presidente do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
“Nós vamos precisar nos preocupar mais com acessibilidade para que essa pessoa tenha esse acesso da sua casa até o emprego. A preocupação com as empresas que estão disponibilizando essas vagas para que se preparem também, garantindo o direito de ir e vir dessas pessoas” destacou o presidente do CMDPD, Sol Bert.

O vice-prefeito de Lorena, Humberto Ballerini, representando o Município no evento, afirmou que é a concretização de um trabalho de meses. “Nós vamos ter a pessoa especializada no PAT para atender, encaminhar e orientar essas pessoas da melhor maneira possível para que possam ter seu emprego” frisou Ballerini.

O PEI funcionará no Mercado Municipal de Lorena, junto ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Para manter o polo, o Estado desembolsará R$ 350 mil por ano. A empresa contratada para a gestão, por meio de uma licitação, foi a ITS Brasil. A secretária Aracélia Costa, no entanto, destacou a necessidade de apoio da Prefeitura e da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico para o funcionamento da unidade.

A partir de 7 de julho, haverá um guichê para o primeiro atendimento, com o levantamento de perfil, e depois os encaminhamentos para as vagas. O telefone para contato do PEI de Lorena é (13) 99141-3861, enquanto o e-mail, peionline.lorena@itsbrasil.org.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?