Recuperação do turismo regional é foco de debates de prefeitos no Invest Guará

Futura gestora do aeroporto também é destaque de Evento reuniu autoridades, agências e lideranças

Soliva fala no Invest Guará, acompanhado dos prefeitos Guilherme Carvalho, Piriquito, Mineiro e Lê Braga (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A alavanca do turismo regional passa pela retomada das romarias à Aparecida e do início das operações do Aeroporto Edu Chaves, em Guaratinguetá. Esses foram alguns dos destaques abordados no Invest Guará 2021, evento que abordou os planos para o setor, na última quinta-feira (11).

Com números expressivos antes da pandemia, a região do Vale da Fé dava indícios de se tornar autossustentável para o desenvolvimento do setor na região, mas a pandemia freou uma crescente consecutiva. No Invest Guará deste ano, as autoridades discutiram e apresentaram propostas para recuperar a área turística a partir de 2022.

Os prefeitos de Guará, Marcus Soliva (PSC); Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira ‘Piriquito’ (Podemos); Cachoeira Paulista Antônio Mineiro (MDB); Silveiras, Guilherme Carvalho (PSDB) e São Jose do Barreiro, Alexandre Braga (PSDB); apresentaram pontos a serem discutidos para unificar as propostas para fomentação do turismo regional. O evento ainda teve a presença do presidente da Voa SP, empresa que arrematou o Aeroporto Edu Chaves, Marcel Gomes.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Gestão de Convênios, Rodrigo Muassab, as etapas de elaboração das ações práticas no aeroporto começam já em 2022. “O cronograma de ações e investimentos serão feitos. Nós precisamos construir um terminal de passageiros para dar início a operação”.

Em discurso, o presidente da VOA SP citou que o aeroporto tem boa estrutura para receber voos comerciais, mas precisa de um terminal de passageiros com estrutura boa para receber as companhias aéreas e a demanda de viagens. Os investimentos começam no ano que vem, de acordo com as autoridades.

O foco inicial são as viagens com destino aos Santuários de Aparecida, Frei Galvão, Canção Nova em Cachoeira Paulista e Renovação Carismática Católica em Canas, que compõe o circuito da fé. Oficialmente, não há nada confirmando a instalação de uma companhia aérea com operações no município, mas extraoficialmente, membros do Executivo informaram que a Azul tem interesse em operar na região.

Representantes do Desenvolve São Paulo, através do superintendente Mauro Miranda, Investe São Paulo com os representantes Rafael Rubim e Eduardo Madeira, e do Sebrae com Ariane Canelas também estivaram presentes no evento. O Sebrae pode auxiliar os micros e pequenos empreendedores interessados em expandir ou iniciar as atividades do setor turístico local.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?