Guará tem dez mil que não tomaram a primeira ou segunda dose contra a Covid-19

Número preocupa secretaria da Saúde, que descarta desobrigação do uso de máscara; apesar de ausências, cidade tem melhor resultado nos números totais imunizados

Vacinação contra a Covid-19, no Espaço Multiuso, que deve suspender aplicações nesta terça-feira; faltosos para segunda dose (Foto: Fabiana Cugolo)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Guaratinguetá vive um contraste que tem preocupado o setor de saúde municipal. Enquanto quase 97% da população já recebeu a primeira dose das vacinas contra a Covid-19, apenas 76,05% do mesmo público recebeu a segunda dose. Há uma abstenção de cerca de dez mil pessoas que não compareceram para receber a segunda etapa da imunização. A secretaria de Saúde está convocando os faltosos.

De acordo com a secretária de Saúde de Guaratinguetá, Maristela Macedo, que concedeu nesta quarta-feira (10) uma nova coletiva de imprensa, os dados são preocupantes pois esse público faltoso não concluiu o esquema vacinal completo com a primeira e a segunda doses. O mínimo aguardado para o setor era de 85% da população com as duas doses já recebidas. “Nós temos que achar pelo menos 9% dessa população. Hoje, o nosso VaciVida (sistema de acompanhamento do andamento da imunização em cada município) aponta dez mil faltosos. A gente já ligou uma, duas, três vezes, com todas as dificuldades, que eu vivo falando que o telefone não atende, que o número não é aquele, então a gente vai lançar mão de outras estratégias”, detalhou Maristela.

Segundo a secretária, o setor fez procura dos faltosos, mas não teve retorno com os contatos por telefone. A secretaria deu início à campanha de convocação e deve ampliar os chamados com cartazes, banners e carros de sons em bairros da cidade. “Essa população, essas dez mil pessoas, precisam ser imunizadas”, enfatizou.

Ainda durante a coletiva, a secretária afirmou que com os índices atuais de imunização completa com a primeira e segunda dose, fica inviável projetar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), apenas Ilhabela prevê o fim do uso das máscaras para a próxima semana.

Região – Em outubro, o Jornal Atos apontou que Lorena registrava um total de quase 11 mil faltosos, somadas as aplicações da primeira, segunda e terceira doses contra a Covid-19. Em Potim eram cerca de 2,1 mil pessoas que não compareceram para a conclusão da imunização.

Segundo a ferramenta Vacinômetro, do Governo do Estado, Lorena tem 67,63% de pessoas com esquema vacinal completo enquanto Potim tem 64,74%. Cruzeiro tem 69,45%, Aparecida 68,77% e Pindamonhangaba 68,77%. Guaratinguetá é o único município da região acima dos 70%, com 70,79. No Litoral Norte, Caraguatatuba tem 70,47% da população vacinada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?