Thales Gabriel tem eleição mais tranquila da região, com 43% dos votos em Cruzeiro

Candidato conquista mais de 17 mil votos; discrepância de 28% entre o primeiro e segundo colocado

Thales Gabriel, prefeito eleito com 43% dos votos válidos em Cruzeiro (Foto: Andreah Martins)
Thales Gabriel, prefeito eleito com 43% dos votos válidos em Cruzeiro (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

Com 17.211 votos, Thales Gabriel Fonseca (SD) é o novo prefeito de Cruzeiro. O atual vereador bateu o segundo colocado e também vereador, Sergio Antônio (PRB), com a diferença de 28,34% nas urnas. A disputa contou ainda com a concorrência de Diego Miranda (PSDB), Juarez Juvêncio (PSB), Fernando Moreira (PRTB), Rafic Simão (PMDB) e Célio Carneiro (PSD).

Segundo a apuração dos mais de 59 mil votos, cerca de 21,48% não compareceram. Esse valor é maior que a eleição anterior, que teve apenas 17%. Somados nulos e brancos, o número chega a 7.556. O município, que tem 81.406 habitantes, apenas 46 mil foram computados dos quase 60 mil eleitores.

De acordo com o panorama de campanha feito pelo novo prefeito, o mais importante foi o planejamento na pré-candidatura. “Conseguimos já em março e abril ir nos organizando (sic), fazendo as composições políticas. Eu acho que isso foi o diferencial, uma campanha que levou proposta para o eleitor, e que, com certeza, se sagra nas urnas no dia de hoje”, afirmou em relação à reforma da Lei Eleitoral, que teve a redução do período em 45 dias.

Thales segue a agenda de seu mandato como vereador até o fim do ano. Ele declarou que a partir de agora planeja encarregar pessoas de sua equipe para tratar da transição de governo. “Pretendemos realmente dialogar com o governo atual, para que possamos ter o máximo de informações possíveis, já planejando nosso mandato a partir de 2017”.

Apontada como um dos principais problemas na cidade, as dívidas públicas são alvos de reclamações constantes. O débito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que já ultrapassa os R$ 36 milhões, é um dos pontos abordados pelo prefeito-eleito como prioridade em seu mandato. “Devemos iniciar o diálogo com os servidores municipais, afim de obter nossa CDN (Certidão Negativa de Débito), e a questão do Fundo de Garantia, que trataremos com muito afinco”.

Ainda em relação às queixas, a saúde é a maior preocupação da população. Durante o ano, houve fechamento e reabertura do Pronto Socorro da Santa Casa, problemas com atendimento e falta de medicamentos, além dos constantes atrasos no repasse de verbas para a entidade, que se encontra em intervenção. Thales conta com o apoio de seu vice para trabalhar na melhoria desta situação. “O doutor Davi nos ajudará também nesta gestão da Santa Casa, inclusive na ‘desintervenção’ da entidade, de forma gradativa, afim de que possamos ter uma melhora no serviço público, nos postos de saúde e nas UBS (Unidade Básica de Saúde)”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?