Bastidores da Política

Tucano ou periquito?

Rafael Goffi
Rafael Goffi

A atitude do vereador Rafael Goffi (PSDB) em tentar “colher os louros da fama” pela futura realização de um concurso público da Prefeitura de Pinda soou mal pelas esquinas e rodas políticas da cidade.

Utilizando as redes sociais, o parlamentar tentou “vender seu peixe” ao explicar detalhes do concurso público, idealizado pelo prefeito Isael Domingues, que ainda não conta nem com prazo ou empresa contratada para a aplicação da prova.

O anúncio precoce do “especialista” rendeu críticas ao parlamentar, por tentar “atrair os holofotes”, sabendo que o concurso público contribuirá para uma alta geração de empregos. Para os políticos bem humorados. o tucano está querendo tomar o lugar do periquito naquela antiga expressão carnavalesca: “Papagaio come milho, periquito leva fama”.

Perguntar não ofende…
Qual o vereador de oposição de Pinda que está sendo alvo de uma execução judicial, por conta de um calote que deu há anos atrás???
O ruim e o pior…
…corre na boca pequena que o candidato que já perdeu uma eleição em Pinda descobriu uma nova fórmula de perder novamente: a de gravar vídeos no Facebook criticando mato alto e locais aparentemente com falta de manutenção. E para piorar a situação, na companhia daquela ‘coisa volumosa’ com um ‘farol queimado’!!!
Barrados na creche…
Comenta-se pelos corredores que da Prefeitura de Aparecida que os vereadores de oposição Xandi, Analice e Cida Castro não contavam que seriam ‘barrados’ em uma das creches da cidade, quando intencionavam averiguar uma denúncia recebida sobre o local. Parece que recepção do trio não correu como o esperado. ‘Na boa’, a diretora da unidade educacional foi firme e decisiva ao exigir ofício antecipado para análise da ‘hierarquia superior’…
Tirando da reta
A prefeita de Potim Erica Soler agiu rápido para esclarecer que o aparato policial que cercou a cidade, na manhã da última segunda-feira, para cumprir cerca de nove mandados de buscas e apreensões (entre os quais, Câmara e Prefeitura estavam na rota) de documentos e computadores, não tem nada a ver com sua administração. A equipe de blindagem da prefeita foi logo adiantando que o “BO” de desvio de recursos, falsificação e fraude contra a Previdência  está 100% ligado com o Legislativo.
Segunda instância
Rola entre os bem informados de Lorena que o ainda vereador Elcio Vieira Jr, se conseguir terminar seu mandato, não conseguirá disputar a próxima eleição. Ocorre que entre as dezenas de processos que o vereador enfrenta na Justiça, a de improbidade administrativa cometida quando presidiu a Câmara recebeu condenação em primeira instância e, dependendo da sentença do Tribunal de Justiça, poderá ficar inelegível. De acordo com os advogados que acompanham a coleção de processos dos Vieiras, em efeito cascata, logo o parlamentar estará se despedindo dos pleitos eleitorais…
O que muitos querem saber
Com os rumores de candidaturas a prefeito em quase todas as rodas de Pindamonhangaba, a pergunta é: o prefeito Isael Domingues e seu atual vice Ricardo Piorino, seguem juntos ou separados para reeleição?

Vice por força de lei
Com o presidente da Câmara de Ubatuba, Silvio Brandão. acumulando a função de vice-prefeito, num eventual impedimento de Délcio Sato (devido o falecimento do titular do cargo Jurandir de Oliveira Veloso – o Pelezinho), a pergunta de muitos é se a parceria de hoje, estabelecida pela Lei Orgânica do Município – poderá ser reproduzida nas urnas, no processo da reeleição?

Kamikazes
Novamente, a sessão de Câmara de Pinda foi palco de mais um “jogo de peteca” – formato que a oposição supostamente encontrou para atrasar algumas ações do Executivo. Contrariando o clamor dos servidores municipais, a votação do projeto que concede e regulamenta faltas abonadas e licença-prêmio à categoria, foi novamente jogado para frente, desta vez com arremesso da vereadora Gislene Cardoso (DEM). Aos 45 do segundo tempo ela ‘resolveu’ apresentar uma emenda modificativa à proposta. Lembraram nos corredores da Prefeitura que nas sessões anteriores, o oposicionista Renato Cebola (PV) já havia “emperrado” a votação do benefício, ao apresentar quatro emendas modificativas. Este erro estratégico de Cebola e Gislene poderá ser fatal para a próxima “caça aos votos”, já que eles dificilmente contarão com o apoio das centenas de famílias dos funcionários públicos municipais.
Divórcio anunciado
Ganhou quem apostou que o romance político entre o vereador Marcelo da Santa Casa e Arilson do Cicero não chegaria às próximas eleições em Guaratinguetá. De acordo com a patuleia, bastou o vereador promovê-lo de assessor parlamentar à secretário de Desenvolvimento Social  – com sua indicação, e pronto para a coisa desandar.
O poder da escolha
Com o Arilson Pereira ganhando ‘corpo e noteriedade’ na secretaria de Desenvolvimento Social de Guará, ao ponto de atrair até à atenção dos opostos (como de Argus, que supostamente teria acenado um convite para vice), a ideia de seguir como ‘regra dois’ na próxima eleição ficou fora de cogitação. Com a palavra o prefeito Marcus Soliva para decidir: assina a exoneração ou perde um voto na base?
Gol de letra
Os servidores municipais de Ubatuba receberam uma boa notícia na última quinta-feira. O prefeito Délcio Sato (DEM) anunciou um convênio com o Instituto Alfa, que garantirá aos servidores e seus familiares descontos de 20% nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Além de capacitar ainda mais o quadro de colaboradores municipais, a iniciativa facilitará que diversos moradores tenham a oportunidade de alcançarem o ensino superior. A ação rendeu elogios ao chefe do Executivo, já que além de impulsionar o setor educacional, o convênio não necessitará de nenhuma contrapartida financeira municipal.
Acertando a mobília
No fechamento desta semana o prefeito Fábio Marcondes reuniu parte de seu primeiro escalão para apresentar seu novo secretário municipal de Segurança, Carlos Adriany Lescura – major da Polícia Militar com vasta experiência na área. Ele vai substituir o também militar de carreira Norival de Sousa, que deixa a Segurança e assume a secretaria Municipal de Trânsito. Na visão do prefeito, eles devem unir forças para atuar nas ações de proteção ao patrimônio público e a integridade da população de Lorena.
E por falar em segurança
…o prefeito Fábio Marcondes já avalia a necessidade de futuros cortes nos investimentos de alguns setores, inclusive de auxilio à entidades sociais e na política salarial do funcionalismo, diante dos projetos que a Câmara, através dos vereadores de oposição, tentam aprovar para diminuir a arrecadação da Prefeitura. No início do mês o Executivo ajuizou várias representações contra o presidente do Legislativo, Mauro Fradique, em face das arbitrariedades que alguns parlamentares tem orquestrado para engessar a administração pública. Marcondes manifestou que se prosperar as ações deste grupo, não restará alternativa a não ser cortar na própria carne.
O que é bom, sempre que pode se repete
Foto oficial de posse do presidente da Aceg, Ricardo Teberga
Foto oficial de posse do presidente da Aceg, Ricardo Teberga com convidados e autoridades
A posse da nova diretoria da Associação Comercial de Guaratinguetá – ACEG ocorrida na última quarta-feira, nas dependências da Câmara Municipal, reuniu o ‘PIB’ empresarial da cidade e muitas autoridades que demonstraram reconhecimento ao presidente Ricardo Teberga e sua vice Silmara Bitencourt.

Ricardo vem para seu segundo mandato consecutivo, onde todos os possíveis concorrentes ao cargos abriram mão em disputar a eleição por reconhecerem seu momento de êxito frente à Associação.

O presidente reempossado não perdeu nenhuma oportunidade durante a solenidade de posse em tecer elogios e reconhecimento à sua equipe pelo bom desempenho aos serviços dos associados. O evento foi prestigiado pelo vice-presidente da Facesp RA-6 José Antônio Saud Júnior, o chefe de gabinete do prefeito José Carlos Guimarães Porto e o vereador João Pita Canettieri, que representou o Legislativo.

Em Baixa
A Câmara de Lorena que na contramão do desenvolvimento da cidade, tenta através dos vereadores de oposição engessar a arrecadação da Prefeitura, buscando reduzir a carga tributária da Unimed local. Polêmica em 2017 quando o mesmo grupo de parlamentares tentou isentar a cooperativa médica de imposto quando a administração pública equiparou o valor do ISS-QN de todos os planos de saúde que atuam no município, polêmica novamente neste mês, onde os mesmos vereadores sob o comando de Elcio Vieira Jr, insistem em reduzir 50% da alíquota tributada a cooperativa médica, mesmo sabendo que não exerce nenhum atendimento gratuito a titulo de atendimento social.

Em Alta
Pindamonhangaba – O governo do prefeito Isael Domingues surpreendeu e garantiu pontos positivos na Educação. Nesta semana ele anunciou um novo programa, o Portal Educação, em que pais e responsáveis poderão acompanhar a evolução dos alunos no ensino. De quebra, a rede municipal começou a receber os kits escolares, atendendo mais de 14 mil estudantes. As escolas receberão ainda materiais coletivos para um melhor planejamento e desenvolvimento das atividades, além de professores, que também serão atendidos. Enquanto algumas prefeituras lamentam, em Pinda o governo promete acelerar o ritmo em estratégia que, além de atender, evita munição para quem sonha com outros palanques em 2020.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?