Silveiras aguarda resposta de moradores para implantação de rede de água tratada no Bom Jesus

Prefeitura inicia triagem para averiguar aceitação do projeto; melhoria pode beneficiar 250 famílias

Rio em bairro da zona rural de Silveiras; cidade avalia adesão de moradores para implantar sistema de tratamento de água junto à Sabesp (Foto: Divulgação)
Rio em zona rural de Silveiras; cidade avalia adesão de moradores para implantar sistema de tratamento de água junto à Sabesp (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Silveiras

Após ser regularizado pelo Governo do Estado, o bairro Bom Jesus, de Silveiras, está próximo de passar a contar neste ano com os sistemas de água encanada e de rede de esgoto. Na última quarta-feira, a Prefeitura iniciou um levantamento para averiguar se os moradores da região aceitam contar com o abastecimento de água tratada, já que o serviço será cobrado.

Para tentar melhorar a qualidade de vida das 250 famílias que residem no Bom Jesus, a Prefeitura inscreveu o bairro no programa estadual de regularização fundiária “Cidade Legal”, no início do segundo semestre de 2017. O pedido foi atendido pelo Governo do Estado, que autorizou o início das tratativas entre o Munícipio e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a implantação do sistema de saneamento básico no bairro.

Contando também com o apoio do deputado estadual, Hélio Nishimoto (PSDB), que visitou o município no fim de novembro, o prefeito Guilherme Carvalho (PSDB) conseguiu se reunir com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, no mês seguinte. Após analisar o pedido de Carvalho, a estatual concedeu o aval.

Para consultar a opinião dos moradores, que atualmente captam gratuitamente água da serra, o Executivo realizou uma audiência pública no Bom Jesus na primeira semana deste ano. Já na última quarta-feira, servidores municipais começaram a visitar as casas do bairro. “Para nós é fundamental saber se os residentes tem o desejo de contarem com a melhoria. Das 55 famílias que consultamos praticamente todas demonstraram interesse. É importante ressaltar que já que grande parte dos moradores são de baixa renda, eles seriam inseridos num programa da Sabesp, que cobra uma tarifa de apenas R$ 30 por mês”, explicou Carvalho.

O chefe do Executivo explicou ainda que caso a maioria seja favorável à implantação, a obra será custeada pela Sabesp, mas o Município disponibilizará a mão de obra e o maquinário.

Futuro – De acordo com Carvalho, mais uma audiência pública sobre o tema será realizada até o fim do mês.

Já a instalação do sistema de esgoto será iniciada após o término das discussões referentes à chegada da água encanada.
Outro ponto que pode estar perto de receber o saneamento básico é o Bairro dos Macacos. Segundo a Prefeitura, ele foi inscrito no “Cidade Legal” e aguarda a apreciação do Estado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?