Governo do Estado distribui primeiro lote da Coronavac com 305 mil doses contra a Covid-19

Na RMVale, apenas São José dos Campos recebe imunizante do Butantan; outros municípios devem ser atendidos até o final de semana

Início da vacinação contra a Covid-19; São José é a única atendimento em primeira remessa distribuída da Coronavac (Foto: Reprodução GESP)

Da Redação
RMVale

O Estado de São Paulo iniciou nesta terça-feira a distribuição das doses da Coronavac, vacina produzida em parceria entre o Instituto Butantan e o chinês Sinovac, em parceria anunciada em setembro. São 305 mil imunizantes contra a Covid-19, que serão distribuídos para municípios do interior paulista, em áreas como a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A vacinação foi iniciada no domingo (17) pelo governo de João Doria (PSDB), gerando nova polêmica com o Governo Federal, que deve iniciar a vacinação nesta quarta-feira (20), após adquirir a mesma Coronavac, em pacote de seis milhões de doses retiradas do estoque proveniente de contrato entre o Butantan e o governo paulista.

Nesta terça-feira foram liberadas as primeiras grades para 28 locais das regiões da Grande São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba, atendendo diretamente 26 prefeituras de cidades com mais de trinta mil habitantes e a outros dois GVE’s (Grupos de Vigilância Epidemiológica) regionais que farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação.

De acordo com o Plano São Paulo, 645 municípios devem receber as doses durante a semana. A divulgação de cidades e quantidades será realizada pela secretaria de Saúde do Estado.

A primeira remessa de vacinas atenderá ao primeiro grupo, formado por profissionais de saúde, idosos com mais de sessenta anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombola. O trabalho contará com apoio de equipes da atenção primária do SUS.

Segundo o Estado, a inclusão de novos grupos populacionais será coordenada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, que também listou a formatação da divisão das grades, baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo.

Tutela federal – A sequência da campanha de imunização contra a Covid-19 nas cidades paulistas será desenvolvida de acordo com a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde, que viabilizará mais doses, referentes as novas etapas. O cronograma, com coordenação do públicos-alvo da campanha de vacinação serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Região – A primeira distribuição das doses da Coronavac atende também a RMVale, com 11 mil unidades para São José dos Campos. A cidade deve iniciar a imunização pelo Hospital Regional, já na manhã desta quarta-feira.

Além de São José dos Campos, nenhuma outra cidade da região faz parte do primeiro grupo de municípios atendidos. Com 100% de leitos ocupados até esta terça-feira, Taubaté também esperava receber doses da vacina, mas ainda não foi atendida.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?