EDP inaugura subestação para ampliar sistema de energia para o Litoral Norte

Com investimento de R$ 23 milhões, estrutura implantada em São Sebastião promete beneficiar cerca de 25 mil clientes

Subestação ETP Olaria; EDP amplia sistema de energia para o Litoral Norte (Foto: Divulgação EDP)

Da Redação
Litoral Norte

A distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, EDP, inaugurou na quinta-feira (1), a ETD (Estação de Transformação de Energia) Olaria, em São Sebastião. Com investimento de R$ 23 milhões, a nova subestação vai beneficiar aproximadamente 25 mil clientes diretamente, entre residências e estabelecimentos comerciais.

Localizada no bairro de São Francisco, a subestação Olaria é apontada como fundamental para o crescimento e desenvolvimento econômico da região nos próximos anos, atendendo, além da próxima São Sebastião, as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. A obra promete levar ao Litoral Norte mais qualidade na distribuição de energia elétrica e flexibilidade operacional ao sistema.

A partir de agora, com a ETD Olaria, São Sebastião conta com cinco subestações, permitindo a ampliação em 23% do sistema energético, que passa dos atuais 135 MVA para 165 MVA.

A nova subestação terá capacidade de 30 MVA, distribuídos em cinco alimentadores de média tensão. A unidade contará também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e dois transformadores de força a base de óleo vegetal, reforçando os princípios e compromissos da EDP com a segurança e o meio ambiente. A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operados e supervisionados de forma remota, via COI (Centro de Operação Integrado), localizado em São José dos Campos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?