Discussão e planejamento sobre tratamento de água e esgoto na zona rural chega a Piquete

Projeto debate saneamento em áreas rurais em 39 cidades; iniciativa ocorre com auxílio de fundo estadual

Agentes da empresa Águas Piquete durante trabalho na tubulação; cidade planeja tratamento na zona rural (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Piquete

Piquete recebeu, na última segunda-feira (26), a oficina participa do Puris-VP (Programa de Universalização Rural e Integração do Vale do Paraíba). O projeto visa elaborar um banco de dados e sistema de informação socioeconômico e ambiental de áreas isoladas e rurais

O programa foi criado pela Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola) com financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que busca construir um diagnostico e plano rural para os 39 municípios que integram a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, entre o trecho do estado de São Paulo.

O Puris ocorre através de levantamento de dados por meio da análise de banco de informações, realização de oficinas participativas e visitas a campo. O foco está em ouvir a população local e identificar o seu apontamento acerca o saneamento, além de compreender quais são suas necessidades. A pesquisa também está embasada em processos como captação da água (manancial, cacimba ou poços subterrâneos) e descarte irregular do esgoto (fossa, área aberta ou diretamente no Rio Paraíba do Sul).

Para a coordenadora técnico-científico do programa, Karla Pereira, as discussões com a comunidade são imprescindíveis para garantir que o investimento adequado chegue até as comunidades rurais e isoladas do Vale do Paraíba.

Iniciado em junho, em Pindamonhangaba, o programa já percorreu diversas cidades como Tremembé, Taubaté, Potim, Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Cruzeiro, Lavrinhas, Areias, Queluz, entre outras. O calendário completo de atividades e encontros pode ser conferido no site purisvp.com.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?