Isael Domingues expande atendimento com novo Ambulatório de Saúde Mental

Espaço, que iniciou atividades nesta semana, busca atender casos graves e persistentes de transtornos psicológicos

Inauguração do Ambulatório de Saúde Mental em Pinda; evento teve participação do prefeito, Isael Domingues (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Expandindo as ações de saúde, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), inaugurou, no último dia 26, o Ambulatório de Saúde Mental, ao lado do CEM (Centro de Especialidades Médicas). A unidade atenderá pacientes vindos da rede de atenção básica.

O objetivo do espaço é oferecer atendimento aos moradores, além de ofertar acompanhamento clínico e reinserir os usuários aos ambientes de convívio social como o trabalho, assim como fortalecer os vínculos familiares e estimular o exercício dos direitos civis.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, explicou que a unidade é essencial para o tratamento de casos leves de saúde mental. Segundo ela, os pacientes atendidos virão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e posteriormente voltarão a serem atendidos nos próprios bairros como continuidade dos tratamentos. O Ambulatório de Saúde Mental está localizado estrategicamente próximo ao Pronto Socorro. Pois, caso haja a necessidade os pacientes poderão ser atendidos rapidamente. A rede de saúde conta ainda com técnicas terapêuticas como musicoterapia, dança circular e arteterapia.

A inauguração reuniu autoridades do município como o presidente da Câmara José Carlos Gomes, o Cal (Republicanos), além de secretários municipais. O novo espaço dialoga com o cenário atual, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 18 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, fazendo com que o Brasil se torne o “país mais ansioso do mundo”.

O prefeito destacou que a saúde é um tema amplo e prioridade em seu governo, uma vez que a criação de ambientes para o “desestresse da rotina diária” é essencial para a população. Ele lembrou ainda que o cenário foi explicitado durante o período mais intenso da pandemia da Covid-19, ao longo das restrições de circulação e enfatizou que é a missão do governo municipal. “A nossa meta é aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano da nossa cidade para que as pessoas vivam com mais qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

O próximo passo do Município dentro desta pauta é a inauguração do Complexo de Saúde Mental Infanto-Juvenil, abrigando a nova sede do Caps (Centros de Atenção Psicossocial) infantil e o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil, prevista para acontecer em setembro deste ano.

Com a inauguração, o novo Ambulatório de Saúde Mental iniciou suas atividades na última segunda-feira, dia (29). A unidade está localizada R. Frederico Machado, no bairro São Benedito, próxima à Santa Casa de Misericórdia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?