Grupo cobra emancipação de Moreira César na Câmara

Manifestantes são representados por ex-presidente do Comus; proposta divide opiniões dos moradores do distrito de Pinda

Participantes do Movimento Emancipa Moreira César, que pedem a desvinculação do distrito de Pinda (Foto: Reprodução)
Participantes do Movimento Emancipa Moreira César, que pedem a desvinculação do distrito de Pinda (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Com a presença de um pequeno grupo de manifestantes, a Câmara de Pindamonhangaba recebeu na última semana uma discussão sobre o pedido de emancipação do distrito de Moreira César, durante sessão ordinária. Utilizando a tribuna livre, a representante do movimento “Emancipa Moreira César”, Irene Ribeiro, cobrou apoio dos vereadores para que o local seja desincorporado o mais breve possível de sua cidade-mãe.Elevado a distrito em 1958, e instalado oficialmente quatro anos depois, Moreira César conta atualmente com mais de quarenta mil habitantes, distribuídos por 35 bairros.

Com uma área de 234km², o distrito, um dos maiores do Estado, corresponde a mais de 30% do território de Pindamonhangaba.
A partir do início da década de 1970, Moreira César começou a receber a chegada de grandes indústrias, como a Gerdau, Confab e Novelis.
Já no fim da década de 1980, articulações de grupos de moradores pediam a elevação do distrito para município, mas o movimento não conseguiu que a proposta avançasse.

O principal argumento dos contrários à mudança é que se caso “perdesse seu distrito”, Pindamonhangaba consequentemente deixaria de arrecadar expressivos impostos das empresas instaladas no polo industrial de Moreira César, causando um desequilíbrio econômico, já que a maior fatia de arrecadação de impostos atenderia somente uma pequena parcela da população.

O assunto voltou aos holofotes na última semana. Representando o “Emancipa Moreira César”, a ex-presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde), que no ano passado travou embates com a atual gestão municipal, Irene Ribeiro, ressaltou que há décadas diversas famílias do distrito cobram sua independência junto a Pinda. Ela lembrou ainda que a subordinação prejudica até mesmo a atuação da subprefeitura de Moreira César, que suspostamente sofre interferências de outras secretarias municipais.

A representante cobrou ainda um maior apoio parlamentar à causa. “Espero que os senhores vereadores possam se atentar aos problemas que Moreira César está passando. Seria interessante o apoio de vocês nesta luta, já que o Senado Federal está analisando o pedido de emancipação de diversos distritos brasileiros”.

Nenhum vereador se manifestou sobre o assunto.

A reportagem do Jornal Atos consultou o sistema eletrônico de projetos que tramitam na Câmara de Pindamonhangaba, onde não foram encontradas propostas sobre uma possível emancipação do distrito de Moreira César.

População – Mesmo com a manifestação na sede do Legislativo, o pedido de desincorporação de Moreira César não é unanimidade pelas ruas do distrito.

Para o universitário e metalúrgico Phillipe Oliveira, 27 anos, existem outros caminhos que podem ser adotados para elevar a qualidade de vidas das famílias do distrito. “Não defendo a emancipação, mas sim uma distribuição mais justa dos recursos. Acredito que não é correto emancipar ao custo de quebrar economicamente Pinda. Infelizmente a classe política que diz lutar pelos interesses de Moreira não é das melhores”, afirmou o morador, que acredita que o distrito conta com uma boa infraestrutura, necessitando apenas de uma melhor qualidade no transporte público.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?