Prefeitura de Lorena conquista mais 250 vagas em programa de auxílio aos desempregados

Cidade deve chegar a 470 moradores contemplados pelo Bolsa Trabalho; Prefeitura define locais de atuação do primeiro grupo de contratados

Atendimento para inscritos no Bolsa Trabalho, em Lorena; cidade é recordista na geração de empregos em 2022 (Foto: Divulgação PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Uma das líderes regionais em crescimento mensal de empregos gerados, Lorena conquistou no último fim de semana um novo apoio do Governo do Estado que promete garantir a criação de mais 250 postos de trabalho. A oferta de novas oportunidades foi possível graças a ampliação no município do programa estadual Bolsa Trabalho.

A confirmação da extensão do Bolsa Trabalho em Lorena foi anunciada pelo prefeito Sylvio Ballerini (PSDB), na manhã da última sexta-feira (15) durante a cerimônia de contratação dos 220 moradores selecionados na primeira fase do programa. Realizado na quadra poliesportiva do CSU (Centro Social Urbano), o evento definiu em qual das secretarias municipais cada um dos admitidos atuará pelos próximos cinco meses. Com uma carga diária de trabalho de quatro horas, eles começarão a desempenhar suas funções até o fim desta semana.

Encarregados de desempenhar atividades como limpeza e pintura, os contemplados terão direito a um auxílio mensal de R$ 540 e a um curso de qualificação técnica, ministrado pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Criado no fim do primeiro semestre do ano passado pelo então governador, João Doria (PSDB), o Bolsa Trabalho tem como objetivo oferecer ocupação, renda e capacitação profissional para mulheres e homens desempregados, que não sejam beneficiários de seguro desemprego, e que possuem renda per capita familiar (por pessoa) de até meio salário-mínimo.

Os moradores de Lorena interessados em participar da nova etapa de seleção do programa tiveram pouco tempo para se inscrever, já que o cadastro no site oficial do Governo do Estado esteve disponível apenas até o fim da última terça-feira (19). Em nota oficial, a Prefeitura explicou que o prazo foi curto porque o Estado visa incluir o novo grupo ainda neste ano no Bolsa Trabalho.  De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Lorena, o aumento de vagas foi concedido pelo governador, Rodrigo Garcia (PSDB), após pedido de Ballerini.

Somando 470 oportunidades, o Bolsa Trabalho promete contribuir para que a cidade continue ocupando uma posição de destaque no ranking regional da geração de empregos. Segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município contabilizou de janeiro a maio 2.994 contratações e 2.432 demissões, obtendo um saldo positivo de 562 admissões. O número coloca a cidade como a quinta da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) com o melhor resultado, ficando atrás apenas de São José dos Campos (4.332), Jacareí (1.614), Taubaté (1.299) e Pindamonhangaba (731).

O cenário fica ainda mais positivo para Lorena ao considerar a variação média de novos postos de trabalho, maneira mais justa de medir a geração de empregos, pois demonstra a evolução do total de contratados em relação ao mês anterior. Nesse modelo, o município registrou um crescimento mensal de 3,44%, que o coloca, ao lado de Jacareí, no topo do ranking regional.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?