À espera de novas doses, Lorena e Piquete iniciam vacinação contra a Covid-19

Primeira etapa contempla profissionais de Saúde e idosos; imunização em Canas é prevista para esta sexta-feira

A profissional de saúde de Lorena exibe ampola e cartão de vacinação da Coronavac; imunização iniciada (Foto: Divulgação Santa Casa)

Lucas Barbosa
RMVale

Para o alívio das famílias de Lorena e Piquete, a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) foi iniciada nesta quinta-feira (21). Já em Canas, a imunização está programada para começar a partir da manhã da próxima sexta-feira (22). As prefeituras aguardam nova remessa da Coronavac, prometida pelo Estado ainda para este mês.

Contemplada com 1.080 doses da Coronovac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, Lorena foi a primeira entre as três cidades a receber as vacinas, entregues no município por volta das 22h da última quarta-feira (20).

A primeira imunização ocorreu na manhã desta quinta-feira no hospital particular Unimed. A escolhida para este momento histórico foi a gerente de enfermagem, Maria Cecília Odorosi de Melo. Nesta primeira etapa, os contemplados serão os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate a Covid-19 e os idosos internados em instituições de longa permanência, como o Lar São José e o abrigo Maria de Nazareth.
Durante entrevista ao programa “Atos no Rádio” na tarde desta quinta-feira, o secretário de Saúde de Lorena, Antônio Carlos Fabreti, revelou que a expectativa é que as aplicações sejam concluídas em um prazo de até três dias.

Além da Unimed, os profissionais de Saúde estão recebendo a primeira dose da Coronovac na Santa Casa e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “Apesar de termos recebido apenas um terço da quantidade de doses que solicitamos ao Governo do Estado, a chegada destes imunizantes é algo que merece ser comemorado. As equipes de Saúde terão mais segurança e tranquilidade para continuarem exercendo suas funções. Infelizmente, ainda não temos uma previsão de quando receberemos as demais doses”, explicou Fabreti.

Já em Piquete, as 186 doses chegaram por volta das 14h desta quinta-feira. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Humberto da Silva, o primeiro vacinado foi o servidor municipal, Mario da Silva Rosa, 63 anos, que atua há 22 anos como técnico de radiologia do Pronto Socorro.
De acordo com o chefe da pasta, além dos profissionais de Saúde, serão também beneficiados nesta primeira fase os assistidos pelo Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

Em contrapartida, em Canas a vacinação terá o seu ‘pontapé inicial’ a partir da manhã desta próxima sexta-feira. Segundo a Prefeitura, a cidade foi contemplada pelo Estado com 49 doses. As vacinas serão aplicadas apenas em profissionais de Saúde.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?