Sem doses, Pinda suspende vacinação contra a Covid-19

Cidade paralisa primeiras aplicações nesta terça-feira; imunizante é aplicado exclusivamente em puérperas, gestantes e segunda dose

Vacinação em morador de Pinda; campanha é suspensa por falta de doses na cidade (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Sem novas doses para a vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba suspendeu, nesta terça-feira (12), a campanha de imunização. Neste período, não serão aplicadas primeiras doses, somente a segunda, conforme data prevista no cartão de vacinação.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (13). O Município reforçou que aguarda o envio de nova remessa dos imunizantes para a retomada da campanha. “Nos últimos dias Pindamonhangaba tem cobrado a Secretaria Estadual de Saúde sobre a necessidade do envio de mais doses”, destacou nota da Prefeitura.

No último fim de semana, Pinda reforçou a imunização com a aplicação de doses na praça Monsenhor Marcondes, no Centro. A estimativa dos trabalhadores de saúde foi de que cerca de três mil pessoas tenham sido vacinadas em toda a cidade somente no último sábado (10).

De acordo com a pasta responsável, a vacinação com a primeira dose só poderá ser retomada quando o Governo Federal repassar os imunizantes à secretaria estadual de Saúde. A Prefeitura destacou ainda que, assim que a aplicação for retomada, os canais oficiais (redes sociais e site pindamonhangaba.sp.gov.br) comunicarão a população.

Para os idosos acima de 65 anos, a segunda dose da AstraZeneca pode ser recebida em diferentes postos de saúde como no Araretama, Moreira César e Vila Rica. Já para as gestantes e puérperas que receberam a CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada nas salas de vacina do Ciaf /Saúde da Mulher. A cidade também segue imunizando grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) com a primeira dose.

Procurada pelo Jornal Atos, a secretaria estadual de Saúde afirmou que enviará novas grades de imunizantes aos Departamentos Regionais de Saúde até esta quarta-feira (14). Ao todo, 118 mil imunizantes serão destinados a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), cerca de 8,1 mil deles para Pinda.

A expectativa da cidade é que as doses cheguem durante a tarde desta quarta-feira, para que a vacinação seja retomada na quinta-feira (15).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?