Sem novas doses, Pindamonhangaba suspende vacinação contra a Influenza

Cidade paralisa imunização na última sexta-feira; ainda não há prazo para retomada do atendimento

Imunização contra H1N1, vacinação é suspensa em Pinda por falta de doses (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Sem doses suficientes para imunizar a população, Pindamonhangaba suspendeu, na última sexta-feira (16), a vacinação contra o vírus da gripe H1N1. A cidade aguarda envio de novas doses para prosseguir com a campanha vacinal.

Em nova divulgada nas redes sociais, a Prefeitura destacou a falta de doses como maior motivo da paralisação em toda rede pública de saúde. Atualmente, a campanha imuniza pessoas de seis meses a 18 anos e aquelas que possuem mais de quarenta anos. A estratégia foi elaborada para que não houvesse encontro com o público que está sendo vacinado contra a Covid-19.

Ainda sema data prevista para a retomada da vacinação contra a H1N1, a secretaria de Saúde afirmou que deve prosseguir com o processo de aplicação das doses assim que receber novos imunizantes da secretaria estadual de Saúde. No início do mês, o Estado abriu a imunização para todos os paulistas, além do público alvo aberto em abril deste ano. Apesar dos esforços, até o dia 5 de julho, apenas o grupo indígena havia atingido 100% de cobertura vacinal. Os demais grupos como idosos, gestantes e puérperas, estavam abaixo do esperado, em cerca de 65%. Com a prorrogação da campanha, a expectativa é de alcançar a totalidade.

Coronavírus – A cidade também interrompeu a vacinação contra o coronavírus por falta de imunizantes no início da última semana. A atividade foi retomada após o envio de mais de oito mil doses para aplicação na população. O calendário municipal imuniza, nesta semana, adultos acima de 31 anos em oito pontos diferentes, como o Shopping Pátio Pinda, Ciaf/Saúde da Mulher, Cidade Nova, Nova Esperança, Parque da Cidade e Moreira César.

Segundo o último boletim epidemiológico publicado, Pindamonhangaba aplicou 105,3 mil doses, sendo 78,6 da primeira; 22,5 mil da segunda e 4,1 mil de dose única (Janssen).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?