Cartórios da região dão início a serviço de cadastramento biométrico para facilitar acesso de eleitores para 2020

Mudança passa a ser obrigatória para as eleições municipais; medida promete qualificar sistema

Registro de biometria, realizado pela Justiça Eleitoral para organizar sistema para a próxima eleição (Foto: Reprodução/TRE)
Sistema de biometria será ampliado para as eleições municipais (Foto: Reprodução/TRE)

Juliana Aguilera
Região

A partir de fevereiro, 28 cidades do Vale do Paraíba passarão a ter cadastro biométrico obrigatório para as futuras eleições. Os eleitores têm até o dia 19 de dezembro de 2019 para atualizarem o título. Quem não comparecer ao local ou não quitar suas pendências com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Em 2018, apenas seis cidades do Vale tiveram a atualização obrigatória, entre elas Cunha, Queluz e Piquete.
A biometria é uma ferramenta que identifica o eleitor a partir da impressão digital. Segundo a chefe do Cartório de Guaratinguetá, Cinthia Maria Cardoso, a mudança traz benefícios na vida do cidadão. “Além de facilitar a identificação do votante nas urnas, a biometria evita a troca de eleitores no momento da votação”, afirmou.

O cadastramento biométrico passa a ser obrigatório para moradores de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Silveiras e Ubatuba. Para realizar a atualização, o eleitor pode agendar seu atendimento via site do TSE (tre-sp.jus.br/), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br), ou comparecer no cartório de sua cidade e ser atendido por ordem de chegada.

É necessário levar documento de identificação como RG, carteira de trabalho e previdência social ou carteira profissional, emitida por órgãos criados por lei federal, como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CRM (Conselho Federal de Medicina) e Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Certidão de nascimento ou de casamento também são válidas.

Além disso, o cidadão precisa levar um comprovante de endereço em seu nome como conta de água, luz, telefone ou celular. A conta deve conter nome e endereço e ter sido emitida nos últimos três meses. Também é necessário apresentar título de eleitor e comprovante de votação, caso tiver.

Homens entre 18 a 45 anos devem levar comprovante de quitação do serviço militar para o primeiro título. Eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral podem quitá-la quando realizarem a biometria. Uma guia de multa será expedida e, após paga, o eleitor poderá voltar e realizar o cadastramento biométrico. Para mais informações, os interessados podem ligar para o cartório de sua cidade ou pelo telefone 148.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?