Santa Luzia perto de retomada do ESF
Prefeitura de Aparecida projeta ampliação de atendimento para assistência básica
Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida
A ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Santa Luiza continua fechado após uma semana recebendo obras de infraestrutura, mas a espera deve acabar, já que a expectativa da Prefeitura é entregar a unidade até esta quarta-feira (25).
De acordo com a secretaria de Saúde, o telhado do EFS foi trocado e todo o prédio está recebendo uma nova pintura. A unidade tinha previsão de reabertura no último dia 16, mas sofreu um atraso que preocupou os moradores.
Os atendimentos e agendamentos de consulta foram transferidos para o Ambulatório Saúde da Mulher, que fica na praça Marechal Deodoro da Fonseca, nº 30, no Centro.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Carolina Sbrana, todas as unidades de saúde do município receberam obras de manutenção como, troca de telhado, reforma e troca da portões, hidráulicas, entre outros. “A secretaria fez um levantamento das necessidades das principais unidades de saúde e identificamos no início do ano que muitas unidades estavam com dificuldades estruturais na parte hidráulica nos telhados em especial nas pinturas das paredes e que causa até prejuízo nos atendimentos. Nós iniciamos os reparos, mas devido a pandemia da Covid-19, os nossos planos tiveram que ser interrompidos”.
Ainda segundo a secretária, a ESF do bairro Vila Mariana, que funciona em uma casa alugada, será transferida após a conclusão do próprio prédio feito pela Prefeitura. “A secretaria de Obras que nos auxiliou fazendo esse levantamento e nós vamos recomendar o próximo prefeito e ao próximo secretário de Saúde, que dê continuidade nesses reparos porque as unidades saúde elas precisam estar constantemente em manutenção e adaptadas ao serviço”.