Política a conta-gotas…

O indicado a vice João Vaz, o prefeiturável Régis Yasumura, o homem forte do PL, Valdemar Costa Neto, e o prefeito e recém-formalizado presidente do partido, Marcus Soliva, no ato das filiações

Arrastão de filiações em Guaratinguetá

Se a semana começou quente em Guará, o final não seria diferente com o varejão de filiações que o PL promoveu para viabilizar e tentar esquentar o nome de Regis Yasumura à sucessão. Com a presença de Valdemar Costa Neto – em carne osso e pelancas – o encontro se transformou numa espécie de ‘manhã quase tarde de autógrafos’, só que ao invés de livros, o presidente do PL assinou as fichas de novos filiados como Marcio Almeida, Pedro Sannini, Alexandra Protetora e Fabrício Aeronáutico – estes com mandatos. ‘Outros nomes’ também foram agregados e, como uma espécie de reconhecimento, Costa Neto declarou Marcus Soliva presidente do partido na cidade, após sua tentativa frustrada de montar um partido – o PP – paralelo para eleger vereadores. Ah! João Vaz também assinou filiação e foi sacramentado vice de Yasumura, conforme havia sido determinado por Soliva.

 

 

O ‘bom filho’ à casa torna
Após cumprir um mandato de vereador na base do tom crítico e ser reprovado pelas urnas na busca pela reeleição em 2020, Ronaldo Pipas vai tentar voltar à Câmara de Pinda, em 6 de outubro, pelo PL (partido em que foi eleito em 2016 e que deixou no meio do caminhopara acompanhar Rafael Goffi). Esta semana rolou até lançamento de pré-candidatura com a presença de Ricardo Piorino e Nilson Luiz – presidente do PL.

 

 

Mais que trabalho, um…
…projeto político! O secretário de Esportes de Pindamonhangaba, Everton Chinaqui, encerrou sua participação direta na administração do prefeito Isael Domingues, em atenção ao período eleitoral que se aproxima. Além dele, entre os ‘notáveis’ da administração, Roderley Miotto – Desenvolvimento Econômico, Nilson Luiz – sub-prefeitura de Moreira Cesar e Vanone – Educação, estão se desincompatibilizando de olho nas duas seletivas. A primeira para indicação do vice e a segunda dos eleitores para compor o Legislativo.

 

 

Acusando o golpe

Herivelton Vela

Parece que o vereador de Pindamonhangaba, Herivelton Vela, do PT, sentiu o golpe de que provavelmente não conseguirá se eleger prefeito em 6 de outubro. Sua mensagem subliminar foi estampada em suas próprias redes sociais, ao propor no Legislativo um projeto de redução dos salários de prefeito, vice e secretários municipais. Segundo os mais experientes, este é o primeiro sintoma de quem sabe que vai perder nas urnas, ou seja, já que eu não vou receber, que ninguém receba também.

 

 

Avante em dose dupla
Em plena temporada de migrações partidárias, o prefeito de Cachoeira, Antônio Mineiro, não fugiu à regra. Esta semana, ele anunciou que vai de Avante na tentativa da reeleição, e que o MDB fará parte de seu palanque, provavelmente como coadjuvante – quem sabe indicando o vice. Pela repercussão no paralelo político, Mineiro vai precisar além do Avante em duas situações: uma como partido e outra literalmente como ação, porque a patuleia eleitoral não lhe dá trégua…

 

 

Motolândia dividida
O mercado político de Cachoeira Paulista assiste de camarote a ‘motolândia’ se dividir entre as candidaturas majoritárias: o vereador Felipe Piscina cola no prefeiturável Aurélio Hummel, enquanto Breno Anaya acolhe o seu ex-colega de Câmara, o Max. Já Brejão e Léo Fênix esperam definições, assim como o Bebê do Seu João, que anda mais perdido que ‘cego em tiroteio’. Torrada andou frequentando o gabinete do prefeito Antônio Mineiro e, buscando manter distância destas personalidades, Fabiano Vieira trabalha sua pré-candidatura com nomes mais sustentáveis da cidade.

 

 

Em política tudo é possível
A semana começou quente na política de Guará com a sessão de fotos dos pré-candidatos Regis Yasumura e Júnior Filippo em pleno festejo de São Benedito. E o que mais agitou a torcida foi Yasumura sorrindo para foto com a ex-primeira-dama Adriana Vaz. Nem parecia que estão em campanhas opostas! A pergunta que fica é: o Japa utilizou a situação para mandar uma mensagem cifrada ao Palácio de Vidro da Chácara Selles???

 

 

“Ai se eu pudesse ser vice”
Ainda sobre os encontros e desencontros entre os prefeituráveis de Guará sob os ares de São Benedito, a maledicência política conjecturou duas configurações de Regis Yasumura: uma no confessionário e outra ao ‘pé de orelha’ com Júnior Filippo…

 

 

Reforço no contingente

Sub Eduardo

Esta semana, em meio a ‘correria’ que finalizou o prazo das filiações, a prefeiturável Dani Dias inciou um checklist das participações e apoios previstos para sua jornada rumo à Prefeitura de Guaratinguetá. Uma das adesões previstas, oficialmente para início de julho por ser militar, é do Sub Eduardo, que deverá reforçar o time do Republicanos ou Podemos. Ele conta com a simpatia da A.M.I.G.A!

 

 

 

Perguntar não ofende
Afinal, as contas do presidente Carlos Bezerra frente ao Clube Comercial, referentes a 2023, foram aprovadas pelo conselho fiscal, ou barradas? O déficit de mais de R$200 mil no ano em questão foi justificado? Parece que este assunto está ganhando repercussão no mercado político de Lorena, já que a diretoria do Clube pretende eleger o vice Gomes como vereador…

 

 

Foi bom enquanto durou
Bem antes do esperado, o prefeito substituto de Aparecida, Zezão da Concretagem, encerrou sua curta passagem pelo Executivo com gosto de ‘quero mais’. Enquanto o titular da cadeira Piriquito preparava-se para reassumir, rolava pelos corredores do Paço Municipal que durante a operação ‘limpa gavetas’ de Zezão, ele consultou três vereadores sobre ‘a quantas anda’ a CPI da ‘casa da sogra’…

 

 

E por falar em prefeito…
…Piriquito – corre na boca pequena que embora a Câmara tenha instaurada uma CPI para investigar o esquema ‘casa da sogra’, não existe expectativa de votos e nem motivação na maioria dos vereadores para colocar em risco seu mandato.

 

 

Dignidade ao invés…
…de política – Indiscutivelmente, o prefeito Sylvio Ballerini tem uma ligação com as famílias do Parque Rodovias, até porque, ao invés de política, ele disse que fez gestão no bairro. Em sua prestação de contas com os eleitores de Lorena são incontestáveis as 400 escrituras que ele tornou realidade para as famílias da parte alta e, também levou dignidade a todas elas pelo acesso à água limpa e esgoto tratado. Sylvinho está fazendo mais, já licitou a pavimentação das ruas, que eram aguardadas há 25 anos. E pelo jeito, essa vai ser a retórica Ballerini nesta campanha eleitoral: dignidade e obras realizadas versus política de promessas e críticas!!!

 

 

Não convidem para….
..a mesma picanha – o vereador Arilson Santos e o prefeito Marcus Soliva, ainda que o churrasqueiro seja Miguel Sampaio!!!

 

 

Trocando as mobílias
O período das desincompatibilizações eleitorais provocou mudanças em muitas prefeituras. Em Guará, Marco Baracho e Marco Evangelista trocam de pastas. Baracho assumiu a Assistência Social enquanto Evangelista foi para a chefia de Gabinete, onde prorroga seu prazo de desligamento para final de julho.

 

 

Exclamação ou interrogação?
Circulou pelos corredores da saúde de Lorena que Rita Marton resolveu enfrentar disputa eleitoral pela Prefeitura de Sylvinho Ballerini, para ganhar ou perder e, claro, incentivada e apoiada pelo PL! Perguntaram na Praça: ela combinou com o Vaguinho?

 

 

108 motivos para vencer
Os articuladores da pré-campanha à reeleição de Sylvio Ballerini estão projetando lançar 108 postulantes a Câmara, com a formação do 5º partido.

 

 

Palmo a palmo, voto a voto
Se por um lado, quer dizer, Sylvio Ballerini está montando sua estrutura com 5 partidos, seu principal concorrente Fábio Marcondes, idem. Independente de quem foi para um lado ou optou pelo outro, o terceiro ‘fator’ desta eleição, Vaguinho, torce para um empate técnico entre os ‘preferenciáveis’ para que seu grupo postule de ‘fiel da balança’. O balcão de negócios promete muitas emoções…

 

 

A título de atualização
Sylvinho Ballerini acompanhou a ‘refiliação’ de Marietta Bartelega no MDB, viabilizando-a como sua vice-prefeita na reeleição.

 

 

Melhor que a encomenda
Do corpo a corpo pelas ruas de Cruzeiro às altas reuniões de planejamento dos projetos às execuções de obras e ações, o prefeiturável Kleber Silveira está saindo melhor que a encomenda, inclusive ‘nos corre-corres’ da política. Recém filiado ao PL de Avelar, até Valdemar Costa Neto mencionou Kleber como um político promissor dentro dos planos de expansão do Partido.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?