Política a conta-gotas…
Grupão
Quem observa com atenção algumas lideranças de Pinda se unindo gradativamente no discurso de oposição percebe que não está fora de cogitação a formação de um ‘grupão’ para enfrentar Ricardo Piorino na disputa pela Prefeitura a partir de 2025. Dias atrás, o ex-candidato Edson Torino levantou a bola de Herivelton Vela através de vídeo nas redes sociais; outros conjecturaram que Norbertinho teria maior potencial em agregar segmentos representativos num eventual palanque. Claro que o nome do ex-prefeito Vito Ardito tem sido incluído em muitas projeções, e até o ex-vereador Rafael Goffi foi lembrado entre alguns comentaristas.
‘Arte da guerra’
Em clima de disputa eleitoral em Cruzeiro, o prefeiturável Diego Miranda é observado ‘procurando pelo em ovo’ na administração pública, com pretexto de encaminhar denúncias ao Ministério Público!
Definindo o campeonato
Como diz o ditado, “basta o gato descuidar que os ratos fazem a festa!”. Quem diria que o homem das faculdades, com ares de liberdade no mercado político de Cruzeiro, passaria a indexar seu partido de origem, o PL, em todas as siglas da ‘canhota’. Disseram que Paulo Vieira pretende ou está puxando o PSB, PCdoB e PSOL para o seu palanque, com a meta de unir 45 candidaturas à vereança. Ao que tudo indica é a esquerda unindo forças como os Power Rangers.
Turismo educativo
Enquanto o barraco incendeia na cidade, o prefeito Thales Gabriel e seu time de superstars resolveram tirar uns “dias de estudo” na Cidade Maravilhosa! A oposição, é claro, com olhar de águia para conjecturar a maldade pelas esquinas políticas do pedaço. Por outro lado, o alcaide justifica que estão lá em busca de projetos que possam ser importados para Cruzeiro. A oposição chama isso de turismo, os governistas contradizem com “turismo educativo”…
‘Frangão news’
Parece que o vereador Carlos de Moura – o Magrão, mesmo calado, consegue agitar o plantão de alguns colegas de Câmara, como também dos então companheiros de grupo do prefeito Isael Domingues. Bastou ventilar uma enquete ‘estilo Frangão news’ sugestionando que Magrão está entre os mais cotados no Distrito de Moreira César, acima de Cal, Nilson & Cia, para a confusão agitar o mercado político de Pinda inteiro.
Perguntar não ofende
Qual o líder partidário de Lorena que abandonou o grupo quase que formado por falta de recursos até para servir o cafezinho no término das reuniões? Pelo jeito tem prefeiturável que não está disposto a ‘enfiar a mão’ no bolso de forma alguma…
Em Aparecida…
…o salário do prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, poderá ser novo a partir de 2025 – se ganhar a reeleição – porém, os problemas continuarão os mesmos, principalmente se o vereador André Monteiro conseguir ser reeleito. Pelo menos esses são os comentários da patuleia política na Praça São Benedito.
Em dose dupla
A Câmara de Aparecida mostrou-se mais uma vez eclética na sessão desta última segunda-feira. Na mesma velocidade que votou aumento de salários dos agentes públicos – vereadores, prefeito, vice e secretários municipais – para a próxima legislatura, aprovou por 6 votos a 3 uma CPI contra Piriquito. A comissão, formada pelos edis Gu Castro, Gabi e Borges, vai investigar a denúncia de locação irregular do prédio que abriga o Poupatempo. Lembrando que esta ‘bronca’ foi patrocinada pelo ‘bocão’ do Legislativo.
Um milhão de reais
O prefeito Sylvio Ballerini foi o protagonista de mais um aporte financeiro para Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Lorena. Desta vez, uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado federal Marcio Alvino, para que a entidade conclua o centro de atendimento aos autistas. Sylvinho também liberou um ônibus novo com recursos da própria Prefeitura à APAE.
Corte rápido Tramontina
A Câmara de Lorena – by Fábio Longuinho – aprovou sem mais delongas, na sessão dessa semana, dois projetos interessantes do Executivo, que vem ao encontro da população. Recurso de R$ 520 mil para reforma e revitalização do Velório Municipal e a regulamentação da internet 5G. Em conexão Sylvinho e Longuinho em linha direta, mais uma vez dispensou o trabalho da liderança do prefeito no Legislativo.
Investigação empírica
Seguindo alinhamento para as eleições que se aproximam, Cabo Samuel – expectativa de votos na ‘família da fé’ e que vinha de conversas e encontros com o prefeiturável Junior Filippo, mas que também já havia estado com Miguel Sampaio e Dani Dias, parece que resolveu aportar na plataforma do atual vice-prefeito, Regis Yasumura. Pelo menos esse foi o papo que rolou nas rodinhas da Praça Conselheiro, em Guaratinguetá!
Sacrifício
E pelo andar da carruagem, o PT de Guaratinguetá vai ter candidatura a prefeito em 2024 para tentar ao menos garantir uma vaga na futura Câmara. Ouviu-se em alto e bom tom em um dos encontros com petistas e afins, que o ex-vereador Padre Reginaldo resolveu ir pra o sacrifício. A título de lembrança, Reginaldo se elegeu no tempo de batina e vereador. Porém, reprovado nas urnas na tentativa de reeleição; passou um período refugiado no terceiro escalão de Soliva, no primeiro mandato. Agora! Agora é com as urnas…
Mensagem cifrada
No xadrez eleitoral da terra do Frei, o rei chega ao final ou levará um xeque-mate da rainha???