Lorena aposta em sistema digital para agilizar atendimento na saúde

Expectativa é que Sisreg qualifique agendamento de consultas e exames; unidades da zona rural também são atendidas

DSCF2516
Paciente procura atendimento na unidade PSF do Santo Antônio; sistema digital promete agilizar serviço na rede pública de Lorena (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Na tentativa de facilitar a organização e agilizar o agendamento de exames e consultas médicas, a Prefeitura de Lorena está implantando o Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) em todas as unidades de saúde do município. Através do sistema, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a documentação não precisará mais ser armazenada e distribuída em papéis.

De acordo com o Ministério da Saúde, a plataforma digital Sisreg foi criada para gerenciar a oferta e busca de consultas, exames e procedimentos na média e alta complexidade na rede básica de saúde. O sistema ajuda na organização e controle do fluxo dos serviços.

Iniciada em fevereiro, a implantação do sistema em Lorena foi viabilizada devido à ampliação e otimização da rede de fibra óptica, responsável pela transmissão do sinal da internet, que atende as unidades de saúde do município, principalmente as da zona rural.

Segundo a secretária de Saúde, Imaculada Conceição, antes da chegada do Sisreg, uma vez por semana um motorista da pasta percorria as unidades, recolhendo pendrives e guias de papel com as solicitações das UBS’s (Unidade Básica de Saúde) e ESF’s (Estratégias de Saúde da Família).  Somente após a chegada do material à secretaria, uma equipe realizava o agendamento de exames e dos demais procedimentos. “A antiga centralização destes documentos, causava um grande desgaste aos pacientes, já que eles iam até as unidades de saúde em busca de informações e os funcionários não tinham como responder, já que os documentos estavam todos na secretaria. Certamente a implantação do Sisreg é um marco para o setor da saúde em Lorena”, afirmou Imaculada.

O sistema também permite que os atendentes das unidades de saúde visualizem vagas disponíveis, com datas e horários para agendamento e impressão da guia do paciente ou informações da fila de espera para inclusão imediata do paciente.

A articuladora da Regulação, Patrícia Baltar, ressaltou a importância do Sisreg. “Além de avançarmos na humanização, já que o paciente poderá coletar as informações na unidade mais próxima de sua casa, as equipes ganharão uma ferramenta que facilitará a organização do trabalho. Esta otimização garantirá que ocorra uma maior agilidade no agendamento de consultas, exames e demais procedimentos médicos”.

Além das dez ESF’s e quatro UBS’s da zona urbana, o sistema também já entrou em funcionamento nas quatro UBS’s da zona rural.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?