Exposição de selos antigos homenageia as Olimpíadas na Casa da Cultura de Lorena

Mostra reúne peças de modalidades da competição para ampliar acesso à prática da filatelia

O professor José Bittencourt (dir.) e seu filho Danilo Bittencourt; exposição na Casa da Cultura até dia 31 (Foto: Bruna Castro)

Bruna Castro
Lorena

As diversas modalidades olímpicas que a cada quatro anos voltam ao foco com as Olimpíadas são destaque da mostra “Esportes e suas várias modalidades”, que está em cartaz até o fim de janeiro, na Casa da Cultura. A exposição é uma iniciativa da secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Clube Filatélico e Numismático de Lorena.

A coleção é propriedade do historiador e diretor do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, professor José Antônio Bittencourt, que contou como iniciou o acervo. “Comecei a levantar os selos olímpicos do Brasil, já tenho uma nova coleção que será sobre a Olimpíada brasileira (2016) e depois vou ampliar para a América do Sul”.

Os selos expostos contam com imagens raras do esporte e informações de modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos, que terão mais uma edição neste ano, entre julho e agosto, na cidade de Tóquio, capital do Japão.

Colecionador desde os sete anos, Bittencourt mantém um critério para a escolha do tema e enfatiza a importância da cultura do filatelismo e a necessidade de divulgação no Brasil. “Eu não coleto todos os selos de um determinado país. Você escolhe um tema, imagina um tema e corre atrás para montar essa coleção. Hoje, existem grandes concorrentes como o celular com jogos, mas tem grandes jovens filatelistas. Aqui não é muito divulgado e incentivado, mas na Europa e nos Estados Unidos sim”.

A filatelia é o estudo, pesquisa e colecionismo de selos postais de temas, épocas e modelos. A prática chegou ao país por volta de 1900 com a emissão dos selos em comemoração ao Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil.

Uma das intenções da exposição é manter viva a prática da filatelia entre a geração mais velha, e apresentar para quem não conhece a cultura, como aqueles que nunca enviaram uma carta. “Nós queremos a promoção desse espaço e que todas as pessoas tenham contato com esse mundo. Hoje é muito e-mail e menos cartas. Muitas vezes, a criança vê pela primeira vez um selo e não tem contato com essa realidade, e é muito bacana ter esse mergulho”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, o Totô.

A Casa da Cultura de Lorena fica à rua Viscondessa de Castro Lima, nº 10, no Centro. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?