Projeto garante conversores de TV digital para carentes

Mais de 148 mil famílias devem ser beneficiadas pelo programa Seja Digital, assinado por dez cidades da região

Entrega de conversores de TV digital em programa de parceria entre cidades e Anatel; Seja Digital promete atender 148 mil famílias na região (Foto: Reprodução)
Entrega de conversores de TV digital em programa de parceria entre cidades e Anatel; Seja Digital promete atender 148 mil famílias na região (Foto: Reprodução)

Rafael Rodrigues
Região

Dez cidades da região já assinaram o convênio para que famílias cadastradas em programas sociais possam receber gratuitamente conversores de TV digital. A distribuição começa em agosto.

O sinal analógico nestas cidades será desligado em 29 de novembro. O acordo foi firmado com a Seja Digital, entidade ligada à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável pela migração do sinal analógico.

Entre os municípios atendidos estão Aparecida (2.094 famílias), Cachoeira Paulista (3.231), Canas (754), Guaratinguetá (7.226), Lorena (7.623), Pindamonhangaba (16.282), Piquete (1.659) e Roseira (1.333).

Outras duas cidades que fazem parte do convênio são Cruzeiro e Potim. A expectativa é que mais de 148 famílias sejam beneficiadas com o projeto. De acordo com a entidade Seja Digital, para receber os conversores as famílias precisam estar inscritas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

De acordo com a prefeita de Potim, Erica Soler (PR), a previsão é que na cidade quase duas mil famílias tenham direito ao kit gratuito, segundo dados cadastrais preliminares. “É muito importante essa parceria da Prefeitura com a Seja Digital, pois assim nossos moradores ficarão bem informados sobre a transição do sinal analógico para o digital.
E com os kits sendo distribuídos gratuitamente para a população atendida pelos programas sociais do Governo Federal, o direito à informação e ao entretenimento serão garantidos com o acesso ao sinal digital de TV”.

Já em Cruzeiro, mais de cinco mil famílias serão atendidas pelo projeto. O prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) reuniu autoridades do município para lançar o programa. “É um grande prazer assinarmos esse convênio, porque mais de cinco mil famílias vão receber esses conversores. Nós vemos a propaganda na TV que o sinal vai mudar, e muita gente ficou preocupada, porque as pessoas podem não ter condições de comprar o kit, e agora em Cruzeiro vamos ser contemplados com esse projeto”.

Para saber se tem direito ao benefício, basta consultar o CNPJ ou NIS (Número de Identificação Social) pelo site do Seja Digital ou pelo telefone 147. Nesses locais também é possível fazer o agendamento, onde o beneficiário poderá escolher o dia, o horário e o local para retirada dos equipamentos.

As prefeituras informaram ainda que os servidores da área da assistência social e da saúde serão capacitados para poder informar a população sobre os trâmites necessários para retirada do kit.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?