Avaliação ambiental deixa região abaixo da média estadual

Apenas duas cidades da RMVale conseguem o selo “Município VerdeAzul”

Parque Ecológico em Lorena; região ainda peca na política ambiental (Foto: Divulgação)
Parque Ecológico em Lorena; região ainda peca na política ambiental (Foto: Divulgação)

Da Redação
Região

As cidades da região ainda estão longe de atender as necessidades da política ambiental. Pelo menos foi isso que apontou o levantamento que garantiu o selo de “Município VerdeAzul” a apenas duas cidades da RMVale. Caraguatatuba e São Bento do Sapucaí foram as únicas a garantir o certificado. O resultado acendeu o sinal de alerta para quem pretende seguir as tendências de atenção ao meio ambiente.

Os dois municípios foram os únicos a obter pontuação acima de 80 (avaliação de 0 a 100) no ranking geral de 2017, com Caraguá na 12ª colocação entre os municípios paulistas, com 89,57 pontos, e São Bento do Sapucaí na 39ª, ao chegar a 81,83.

Somente cidades que atingem pontuação de oitenta garantem o selo. A análise é feita com base em dez itens: lixo, esgoto tratado, gestão das águas, biodiversidade, qualidade do ar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, estrutura ambiental e trabalho do Conselho Ambiental.
De acordo com a secretaria estadual do Meio Ambiente, a avaliação é base para critérios de liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

Aparecida chegou a 151 pontos, na 161º lugar no ranking estadual. “É uma agenda ambiental prevista pelo Governo do Estado de São Paulo, e que a gente divide em dez diretivas diferentes, cada uma delas, tem dez pontos. Ela norteia os gestores públicos a destinar a sua política de gestão ambiental municipal”, destacou a engenheira ambiental Juliana Cardoso. “Infelizmente a questão ambiental acaba não sendo prioridade de muitos municípios, e é justificável, afinal temos tantos problemas de segurança, saúde, educação, só que também temos que parar para pensar que se a gente não preservar o hoje, o amanhã já não vai ter mais”.

Na avaliação, dividida entre os quesitos do programa, apenas Caraguá (8,95) e Taubaté (5,91) conseguiram ficar notas acima de cinco pontos, a média do levantamento.

Já outros municípios ficaram abaixo, como Lorena (3,72), Guaratinguetá (1,12) e Pindamonhangaba (1,07).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?