Pesquisa aponta primeira avaliação oficial do eleitor de Pinda sobre prefeituráveis

Levantamento Jornal Atos/Paraná Pesquisas destaca aprovação de Isael Domingues e prévias entre nomes para sucessão; prefeito é o mais citado em espontânea, seguido de Piorino

Da Redação
Pindamonhangaba

O ano eleitoral ganhou sua primeira pesquisa oficial em Pindamonhangaba. O levantamento Paraná Pesquisas/Jornal Atos aponta para os primeiros índices, que levam em conta respostas de quinhentos eleitores da cidade para pré-candidatos a prefeito(a). A pesquisa foi registrada sob o número 147/2024 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O cenário eleitoral em Pinda conta, até o momento, com quatro pré-candidatos ao Executivo (citados em primeiras prévias). Outros três aparecem em cenários também levados aos entrevistados.

Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 17 e 22 de fevereiro de 2024, com amostras selecionadas em duas etapas. A primeira realizada após um sorteio probabilístico referentes as localidades onde as entrevistas foram realizadas com uso de método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), que considera a população residente como base para essa seleção. A segunda proposta é realizada por meio de uma seleção dentro da localidade, utilizando amostras proporcionais, com focos em itens como gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.

De acordo com o levantamento da Paraná Pesquisas, os quinhentos eleitores ouvidos garantem à pesquisa um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4.5 pontos percentuais para mais e para menos nos resultados gerais.

A pesquisa traz dados sobre a situação eleitoral na disputa ao cargo de prefeito em entrevista na geração espontânea, estimulada cenário 1 (mais possíveis prefeituráveis), estimulada cenário 2 (quatro nomes mais citados), rejeição eleitoral estimulada RM (onde o entrevistado podia citar amis de um nome), além da avaliação sobre a administração do prefeito Isael Domingues (PL). A opinião dos eleitores sobre o trabalho do atual governo seguiu tendência do cenário político, com Isael recebendo aprovação de 64% dos entrevistados.

Domingues inclusive aparece como o mais citado na pesquisa espontânea, onde qualquer nome pode ser colocado pelos eleitores. Isael, que está em seu segundo mandato, ou seja, impossibilidade de concorrer ao cargo, foi lembrado por 7,6% das pessoas ouvidas pela Paraná Pesquisas, seguido de Ricardo Piorino (PL), atual vice-prefeito de Pindamonhangaba e nome do grupo governista para o projeto de sucesso na cidade.

Está foi a primeira pesquisa oficial realizado em parceria do Jornal Atos. O trabalho tem prognóstico de ouvir eleitores de outras cidades durante o período pré-eleitoral e o eleitoral, após as convenções partidárias.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?