Região fecha 2023 com média preocupante de mais de dois estupros por dia

Área teve quase oitocentas vítimas de abuso sexuais; número de casos sobe 9% em comparação ao ano retrasado

Mulher faz sinal de basta; 73% dos estupros na região foram praticados contra vulneráveis (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
RMVale

Um levantamento divulgado pelo Governo do Estado no último fim de semana revelou que a região registrou no ano passado uma média de mais de dois casos de estupro por dia. Os dados apontam que 73% dos crimes foram praticados contra vítimas consideradas vulneráveis pela lei, no caso menores de 14 anos, deficientes mentais ou pessoas que sofrem com algum tipo de enfermidade.

Segundo as estatísticas divulgas pela SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) na última sexta-feira (26), a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) contabilizou 793 casos de estupro em 2023, sendo 585 cometidos contra vitimas vulneráveis. O montante supera em 9% o do ano retrasado, que foi de 724, entre eles 546 praticados contra vulneráveis.

O número fez com que a região fechasse o ano passado com uma média de 2,17 casos por dia. É a segunda maior registrada pela RMVale desde 2001, ano em que a SSP passou a divulgar balanços mensais em seu site. O recorde de estupros ocorreu em 2019, quando foram contabilizadas 842 ocorrências, sendo 637 contra vítimas vulneráveis.

O mais recente levantamento estadual revela que São José dos Campos foi a cidade da região com mais registros no ano passado, no caso 201. Dividindo a segunda colocação, com oitenta vítimas cada, aparecem Caraguatatuba e Jacareí. Um dos crimes que mais chocaram e revoltaram os moradores da cidade praiana ocorreu em 29 de junho, quando um homem foi preso pelo estupro da própria filha, de apenas quatro anos. Na época, exames médicos comprovaram que a criança foi abusada sexualmente. Denunciado pelo Conselho Tutelar, após a própria vítima relatar o crime a um dos profissionais do órgão, o pai foi preso pela Polícia Militar.

Fechando a lista das cinco cidades com mais estupros, estão Taubaté, com 56 ocorrências, e São Sebastião, que teve 48 registros. Os demais municípios da RMVale que registraram estupros no ano passado foram: Campos do Jordão (40), Ubatuba (39), Pindamonhangaba (38), Guaratinguetá (33), Lorena (29), Cruzeiro (25), Caçapava (17), Ilhabela (16), Aparecida (11), Cachoeira Paulista (11), Paraibuna (9), Igaratá (8), Tremembé (8), Santa Branca (6), Potim (5), São Luís do Paraitinga (5), Piquete (4), Lavrinhas (3), Queluz (3), São José do Barreiro (3), Bananal (2), Cunha (2), Roseira (2), Santo Antônio do Pinhal (2), Silveira (2), Arapeí (1), Canas (1), Lagoinha (1), Natividade da Serra (1) e Redenção da Serra (1).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?