Cruzeiro flexibiliza atuação de feirantes em meio à pandemia

Prefeito autoriza retorno de feira na Rua 2; comerciantes devem respeitar regras de prevenção à doença

Feira montada na Escola Superior de Cruzeiro; cidade amplia flexibilização (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Cruzeiro 

A Prefeitura de Cruzeiro anunciou na manhã da última quarta-feira (21) a liberação para o retorno da tradicional Feira de Hortifrutigranjeiros na região central a partir do próximo domingo (25). A medida de flexibilização foi impulsionada pelo avanço da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) à quarta fase (verde) do Plano São Paulo.

No início da pandemia do novo coronavírus (em março), o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (SD), suspendeu a realização da feira na rua Engenheiro Antônio Penido, conhecida como a Rua 2, no Centro.

Após o apelo de comerciantes, que relatavam dificuldades financeiras para manterem o sustento de suas famílias, o chefe do Executivo autorizou, em 11 de abril, que a feira fosse transferida para uma área aberta, cedida nas dependências da ESC (Escola Superior de Cruzeiro), que fica no bairro Vila Suely.

Obrigados a respeitarem uma série de normas de prevenção ao contágio da doença, como utilização de máscaras e disponibilização de álcool em gel aos clientes, os feirantes passaram a atuar no local aos sábados das 6h às 12h.

Em nota oficial, a Prefeitura revelou que além da permissão de trabalho aos domingos na Rua 2, no horário fixado das 6h às 13h, os comerciantes seguem autorizados a venderem seus produtos aos sábados na ESC.

De acordo com o Executivo, a alteração “atende aos critérios de flexibilização anunciados pelo Governo do Estado, além de uma proposta de transição da Prefeitura de Cruzeiro, sempre cumprindo as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus (trecho da nota)”.

A gestão municipal ressaltou ainda que equipes da secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária promoverão, regularmente, fiscalizações para garantir que os feirantes e consumidores estão respeitando as regras de prevenção.

Dados – De acordo com o boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Cruzeiro na última quinta-feira, a cidade contabiliza 879 infectados pelo novo coronavírus, sendo 53 mortes (33 residentes e 20 moradores de outras cidades), 823 curados, 20 em isolamento domiciliar e três internados, sendo dois na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?