Pinda inicia processo de licitação para restauração da Igreja São José

Prédio histórico, tombado há anos, tem investimento inicial de R$ 240 mil na obra de restauração

A igreja São José, uma das mais antigas de Pinda, que deve passar por obras de restauração (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Pindamonhangaba iniciou no último dia 12 o processo licitatório para a restauração da igreja São José, no Centro. O prédio é uma das mais antigas construções da cidade. A licitação deve definir a empresa especializada para obras emergenciais no templo.

Segundo os responsáveis pelo trabalho, os reparos tentam garantir a conservação emergencial do prédio histórico, que precisa também de uma restauração interna e externa.

O prédio é uma das primeiras construções da cidade e carrega o nome de “Igreja de São José da Vila Real de Pindamonhangaba”.

O trabalho para a recuperação da igreja é respaldado em ação movida pelo Ministério Público, que recebeu decisão, publicada no início do mês, quando o juiz Luís Fonseca determinou o reparo emergencial do templo. “… evitando perecimento do patrimônio histórico e cultural, com execução dos serviços básicos de remoção de vegetação nas trincas, reparo no sistema de calhas para evitar infiltrações, manutenção no forro da igreja, entre outras ações visando a preservação”.

A secretaria de Obras e Planejamento está em diálogo com a Mitra Diocesana, responsável pelo patrimônio, que contratou uma empresa especializada em restauro e manutenção de bens tombados para o projeto específico e o Município também deve concluir o trabalho.

O valor estimado somente para este início das ações é de R$ 247 mil para que não haja mais prejuízos, mas não garante ainda abertura total do templo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?