Os Bastidores da Política

Quem espera alcança

O prefeito Fábio Marcondes, durante participação no Atos no Rádio (Foto: Rafaela Lourenço)
Fábio Marcondes

Moradores do Parque Mondesir de Lorena estão comemorando a notícia que o prefeito Fábio Marcondes determinou a abertura de licitação, para revitalização da lago existente no bairro.

O recurso para obra, proveniente de emenda parlamentar permaneceu por anos engavetado no Governo do Estado, enquanto a população suspeitava que a morosidade era da administração.


Controvérsia

A exemplo de muitos, o sindicalista Vela Herivelton do PT, insensível ao desabastecimento das cidades do Vale, em especial Pinda, sua base política apoiou nos últimos dias abertamente o bloqueio de caminhões na Dutra (protesto este legítimo e com apoio de boa parcela da sociedade). Ocorre que não faltou gente pelas esquinas querendo lembrar o candidato que parte do problema do alto valor dos combustíveis de hoje, é herança do governo de ontem que Vela representa, e quer de volta a bancada da cadeia no poder. Imaginem esta ideologia no comando da ordeira e culta Pindamonhangaba…

Direcionamento
A semana foi decisiva para o vereador Marcelo Coutinho – o Celão (PSD) diante das duas eleições que tem para este ano. Ao invés de disputar vaga da Assembleia Legislativa, optou em direcionar apoio para a reeleição do deputado Vaz de Lima (PDB) e focar nas articulações para continuar presidente da Câmara de Guará no próximo biênio.

Acertando a largada
Quem também avançou nos preparativos e parceria para as eleições que se aproxima, foi pré-candidato Regis Yasumura. Um encontro nesta quarta-feira ‘abençoado’ pelo prefeito Marcus Soliva, selou a aliança entre Regis (estadual) e o global Vinícios Valverde (federal) por Guaratinguetá. Pelo que se repercutiu em várias rodas políticas, a dupla deverá se apresentar como alternativa para mudança na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Candidatura à vista
Assessores e contratados do vereador Paulo Vieira de Cruzeiro, buscaram reunir um número expressivo de convidados e jornalistas no Hotel Florada da Serra na última sexta-feira, com o pretexto de uma coletiva de imprensa com o parlamentar, que aproveitou para anunciar sua pré-candidatura a deputado. Corre pelas esquinas da cidade, que muitos até torcem para que ele se eleja (apesar de não votar nele), apenas para vê-lo longe da Câmara Municipal.

Quando um fala mais…
…que dez Ainda repercute nas rodas políticas de Cruzeiro o desafio intimidador do ainda vereador Paulo Vieira contra seus dez colegas de Câmara. Comenta-se que dias atrás, ele os confrontou em alto e bom tom, que ‘tem subsídios’ de sobra e um grupo numeroso de ‘apoiadores’ para enfrenta-los em qualquer circunstâncias. Ah! Semelhanças com a postura de um ‘coronel’, pode ser mera ‘implicância da oposição’. Perguntem ao ainda presidente do Legislativo Charles Fernandes!!!

Nova configuração
Com a mudança de comando administrativo da Câmara de Lorena se aproximando (219 dias) a configuração das bancadas devem ser alteradas. O plenário que iniciou a legislatura com oito governistas, continuam coesos; por outro lado, a oposição de nove se reduziu em oito (após o surto do ‘cagueta’) e posteriormente se dissolveu em duas alas (com o surgimento do ‘centrão’) mas a partir do próximo ano poderá se acomodar em três. Maurinho Fradique e Fabio Longuinho podem somar nos projetos futuros com os governistas sem pertencerem ao grupo; o Eucalipto deve segurar o Pé na Cova a reboque e com muitas dificuldades o Careca da Locadora e a Lucia da Saúde, seguindo junto (pelo menos enquanto durar o poder econômico) com Tão, que desce da presidência para o plenário e tem o favor de Pedro da Vila Brito. Ah! O homem que não guarda segredo deverá continuar ‘hora lá – hora cá’…

Verdades secretas
Num ambiente de interesses, vaidades, manobras e até falsificação, todo cuidado para não ‘escorregar em alguma casca de banana’ é pouco, principalmente onde convivem pessoas de caráter e de boa índole na sombra dos que tem a primazia de acreditarem em suas próprias mentiras. E mais, com coragem suficiente para roubar até a mãe sem deixar vestígio. Qualquer semelhança com uma ‘Casa de Leis’ que descumprem as próprias leis, talvez não seja mera coincidência…

Cidade Legal

Isael Domingues
Isael Domingues

O prefeito Isael Domingues está otimista quanto a regularização de vários bairros de Pinda, que em pleno desenvolvimento do município, ainda permanece em status de clandestinos.

Na última semana, o Executivo conseguiu a liberação R$ 115 mil junto ao governo do Estado, dentro do programa Cidade Legal, para avançar na regularização onze bairros.

Isael já começou se reunir com os moradores destas localidades para organizar a relação de famílias que serão beneficiadas com o título de propriedade.

Exoneração
A decisão da administração pública de Pinda em exonerar ‘aquela’ agente comunitária por justa causa, pode não ter agradado a turma da bandeira vermelha, mas em contrapartida, o pessoal que cumpre horário e expediente vibrou. Ventos dos corredores da Saúde municipal deram conta que o mais agravante da moça que ‘atazanou’ o prefeito Isael Domingues com o boicote ao convênio do Samu, foi fazer escola de sua trajetória, ensinando outros servidores a conseguir dispensa remunerada do serviço, nas benécias do sindicalismo.

Hora do acerto de contas

Guilherme Carvalho
Guilherme Carvalho

Quem conversa sobre a próxima eleição com o prefeito Guilherme Carvalho, de Silveiras, percebe no primeiro momento sua ‘ansiedade’ para um ‘acerto de contas’ com pelo menos dois  deputados que tiveram votos em seu reduto, mas não corresponderam as expectativas da Prefeitura.

Comenta-se que o mais ‘manjado’ é um que chegou em Brasília, mas cumpriu o mandato próximo ao cofre do Estado, de onde saiu recursos para todos municípios, menos Capital do Artesanato do Vale Histórico.

Que venham os candidatos, mas apoio serão para os parceiros!!!

O bom filho, a casa…

Claudio Miranda
Claudio Miranda

…torna – Quem vem frequentando a região neste período eleitoral é o médico Claudio Miranda, que continua no propósito de trabalhar para sua cidade natal, Lorena e demais municípios do Vale.

Claudio traz o peso de dois sobrenomes com peso político na terra das Palmeiras Imperiais, Miranda e Marcondes e por isso busca apoio para somar com o já contabilizado em várias regiões do estado para renovar e atuar no Congresso Nacional.

Ah! Ele atua como médico em Jundiaí, foi vereador por dois mandatos, secretário de saúde e tem o apoio da CBN em todo Estado de São Paulo.

‘Há males que vem…

Erica Soler
Erica Soler

…pra bem! Ainda repercute pelas esquinas de Potim o fato do Ministério Público ter barrado a festa de aniversário da cidade, alegando falta do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Comenta-se que os políticos ligados ao desenvolvimento estão torcendo para o Executivo não recorrer da decisão judicial e desistir da festa.

Eles ponderam que, de certa forma, a medida acaba contribuindo com a prefeita Erica Soler por ter o município inteiro para reconstruir, após os últimos governos que passaram pela Prefeitura.

Justiça lenta, mas certa
E por falar em reconstruir o município de Potim, a justiça movimentou vários processos relacionados ao período do ex-prefeito Gilberto do Carmo, que chegou a terceirizar seu gabinete com a ‘chave do cofre’ aquela figura rotunda de cor indefinida. O BO é de improbidade administrativa com danos ao erário público, com indícios de enriquecimento ilícito do emergente que comando o esquema. De acordo com os bem informados, em proporção de ‘negócios’, o falecido da sucessão era ‘aprendiz’ se comparado ao rotundo que manipulou até vereadores.

Clima de campanha
É notório a qualquer mortal que transita pela Praça Conselheiro Rodrigues Alves, que o mercado político de Guará antecipou a pré-campanha de 2020, através de projeção de nomes. Disseram que além de Junior Filippo, constantemente flagrado no ‘corpo a corpo’ com os eleitores, o ex-prefeito Francisco Carlos admite que se aprovadas suas contas na Câmara, vai tentar seu quinto mandato. Falam que até o deputável de hoje, Regis Yasumura, é um prefeiturável de amanhã, uma vez que Argus Ranieri perdeu força dentro do próprio grupo que o ajudou a chegar em segunda lugar nas urnas de 2016. Há também registros de outros nomes aleatórios para disputa majoritária, talvez para seletiva de vice, como Eneas Galvão, Celão, Fabrício da Aeronáutica e, acrescente mais três ou quatro nesta relação…

Aviso aos navegantes
Inquérito Policial RG 026/2016, infração ao artigo 90 da Lei 8.666/93 – Vítima: Administração Pública – investigado: Élcio Vieira Junior.

Em Alta
Guaratinguetá… O presidente da Associação Comercial de Guaratinguetá – ACEG Ricardo Teberga, que sensível aos trabalhadores do comércio local e demonstrando cuidados e segurança com os empresários que movimentam o PIB da cidade, se fez exemplo a todos fechando a sede da instituição representativa nesta sexta-feira por precaução. Teberga emitiu Nota Oficial sugerindo o mesmo procedimento aos associados, tendo em vista o desabastecimento geral em especial o de combustível, inclusive da própria Polícia Militar, dificultando o atendimento de eventuais emergências. Antes prevenir!

Em Baixa
Cachoeira… Na tentativa de encobrir a provável incompetência da gestão do prefeito Edson Mota em reativar a maternidade local, o vereador Max “perdeu as estribeiras” na última sessão de Câmara. Tentando mudar o foco do problema, criticou o atendimento que as gestantes de Cachoeira recebem na Santa Casa de Lorena. A performance de Max não foi bem vista pela população, já que em momento algum ele questionou a falta do serviço em sua própria cidade. O vereador mostrou mais uma vez ser apenas um soldado raso da “Tropa do Mota”, ao atacar o único hospital que “estendeu a mão” às mães e aos filhos cachoeirenses.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?