RMVale tem primeira semana de imunização contra o vírus Influenza

Vacinação dura até julho deste ano; grupos prioritários devem estar atentos ao calendário de imunização

Equipe epidemiológica de Aparecida, durante a vacinação contra gripe em 2020; nova edição teve início nesta semana (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
RMVale 

Cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) deram início a mais uma campanha de vacinação contra o vírus Influenza, em ação que tenta garantir a proteção dos grupos prioritários. O cronograma de imunização começou na última segunda-feira (12).

Conforme a programação estadual, a primeira fase, que vai até o dia 10 de maio, contempla mulheres que deram à luz recentemente, indígenas, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses até menores de seis anos. O calendário vai até 9 de julho e conta ainda com a proteção de professores, idosos acima de sessenta anos, caminhoneiros, trabalhadores do setor de transporte, policiais, seguranças, forças armadas, funcionários do sistema prisional, internos de sistema prisional ou reeducação social, além de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes.

Como a vacinação é realizada simultaneamente com a campanha contra a Covid-19, a orientação dos especialistas é para a espera de ao menos 14 dias entre o recebimento de um imunizante e outro.

Em Pindamonhangaba, a meta é vacinar mais de 66 mil pessoas. As doses serão aplicadas em 16 unidades de saúde em bairros como Centro, Bem Viver e Santa Cecília, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. A secretaria de Saúde espera, ainda, fazer um atendimento em sistema drive thru (no carro) na segunda etapa da campanha, no Parque da Cidade.

Em Lorena, a vacina contra a gripe é aplicada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos ESFs (Estratégias Saúde da Família), durante o período regular das unidades. Assim como em Aparecida, todos os ESFs estão habilitados para vacinação, além da Saúde da Mulher, Sagrada Face e Cemof (Centro de Especialidades Médicas Odontológicas e Fisioterapêuticas). Durante a manhã, das 8h às 12h, o horário estará reservado para crianças, e à tarde, das 13h às 17h, para os adultos. Mas somente o segundo grupo poderá receber a vacina na unidade de Saúde da Mulher.

Já em Cruzeiro, todas as unidades de saúde poderão aplicar as doses. Somente nos primeiros dias de campanha. A secretaria de Saúde estima que 2,4 mil doses já foram aplicadas no público-alvo.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Guaratinguetá não detalhou a estratégia para imunização contra a HIN1.

Litoral Norte – Ubatuba conta com mais de vinte postos de vacinação, para consultar o mais próximo, basta acessar o site oficial do município (ubatuba.sp.gov.br). Em São Sebastião, o Município visa utilizar todas as unidades que possuem sala de vacinação. Já em Caraguá, o primeiro grupo a ser imunizado foram os trabalhadores da saúde que receberam as doses em seus locais de trabalho.

No próximo dia 17, nas UBS’s (com exclusão à unidade do Tabatinga) as doses começarão a ser aplicadas em gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), crianças entre seis meses e seis anos, além de trabalhadores de saúde de clínicas e consultórios.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?