Sindicato e Senar debatem Feira do Produtor Rural em Cruzeiro e Lavrinhas

Organização da terceira edição do evento projeta qualificação do setor com cursos e foca ação de produtores para a recuperação econômica na crise

Edição da Feira do Produtor Rural 2019; Sindicato e Senar projetam evento para outubro deste ano (Foto: Reprodução)

Fabiana Cugolo
RMVale 

O Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas em parceria com o Senar SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) deu início a organização da terceira edição da Feira do Produtor Rural. Ainda sem data confirmada (a estimativa é de que a feira seja realizada em outubro), o evento é uma das apostas para auxiliar o setor, apontado como essencial na retomada da economia do pós-crise da Covid-19.

A feira tem o objetivo de qualificar os produtores para a venda direta aos consumidores. Durante a preparação do evento, o processo de capacitação dos interessados é realizado por meio de cursos especializados na área, ministrados por instrutores do Senar SP, como contou o presidente do Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas, Antônio Flavio Lobo do Prado. “Preparamos o produtor para participar de uma maneira diferente da feira livre, pois essa (Feira do Produtor Rural) tem uma série de regras. Os cursos têm módulos de direitos do consumidor, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento. Além de que os próprios produtores confeccionam seus stands com bambu tratado”, detalhou.

Após a reunião na sede do Sindicato Rural de Cruzeiro, na última terça-feira (13), a organização do evento anunciou o início dos cursos preparatórios para o próximo dia 20. Gratuita, a participação é exclusiva para produtores rurais. Por conta da pandemia, as aulas, que são presenciais, terão número reduzido de alunos e serão realizadas em locais abertos.

Com o cancelamento da feira em 2020, os pequenos produtores sentiram o impacto da fase. “Muitos desses produtores também vendem para Prefeitura, para a merenda escolar, que foi paralisada por conta da suspensão das aulas, mas por meio de uma ação do sindicato, falamos com a Prefeitura, e com isso conseguimos viabilizar a compra desses produtos agrícolas. As escolas montaram kits que incluíam esses produtos para serem distribuídos aos alunos que faziam o uso da merenda escolar”, explicou Prado.

A Feira do Produtor Rural será realizada na praça Doutor Antero Neves Arantes, no Centro de Cruzeiro. Os interessados podem obter mais informações sobre o evento e o atendimento ao setor no WhatsApp (12) 98154-6602.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?