Exército ajuda a reduzir recusa na ação contra o Aedes aegypti

Em Lorena, recepção às visitas de agentes teve melhora de 80%; mobilização nacional também chegou a Pinda e Guaratinguetá

Soldado do 5º BIL e agente da Vigilância durante visita a residências em Lorena; cidade já regista melhor recepção (Controle de Vetores de Lorena)
Soldado do 5º BIL e agente da Vigilância durante visita a residências em Lorena; cidade já regista melhor recepção (Controle de Vetores de Lorena)

Da Redação
Região

A mobilização promovida pelo Governo Federal contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, levou o efetivo das Forças Armadas a seis cidades da região. Em Lorena, a participação de soldados do 5º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) já vem gerando bons resultados com o apoio dos moradores.
Exército, Aeronáutica e Marinha foram às ruas no último sábado, dando sequência a campanha, iniciada em janeiro, que luta para impedir o avanço das doenças causadas pelo mosquito, velho conhecido pelas várias epidemias de dengue e que voltou a ganhar destaque com a repercussão dos casos de zika, que tem no Brasil seu epicentro.
Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), seis municípios aderiram à mobilização nacional no último final de semana: São José, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena e Caçapava.
Em todo País, de acordo com estimativas do Ministério Público, 220 mil militares, do Exército, Marinha e Aeronáutica, participam da ação.
Em Lorena, as visitas às casas e trabalho de conscientização nas ruas contam com a participação de quatrocentos militares do 5º BIL e cem agentes de saúde. A mobilização foi iniciada com panfletagem na região central da cidade e busca por criadouros do Aedes aegypti nos bairros Cecap, Cidade Industrial, Olaria, Santo Antônio e Vila Hepacaré.
“Esse trabalho tem sido intensificado casa a casa e, em caso de foco, aplicamos o larvicida. O que notamos é a melhora que a participação do Exército trouxe na recepção das visitas nas casas. Anteriormente, tínhamos um índice de recusa entre 4 e 5 casas por período de trabalho. Hoje, caiu para quatro em uma semana.”, contou a gerente de Vigilância Coletiva, Elen Cristina de Oliveira.
De acordo com Elen, o trabalho com os soldados do 5º BIL, que já percorreu cerca de 50% dos bairros da cidade, deve seguir até o final de fevereiro. Em março, o efetivo do Exército será deslocado para ações com foco na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Vamos seguir nosso trabalho, dentro da campanha contra o Aedes aegypti e da microcefalia, até junho”, salientou.
Já em Guaratinguetá, o trabalho foi iniciado com palestras e “arrastões” com o apoio de militares da EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica). A própria sede do grupo militar passou por varredura, com supervisão da Vigilância em Saúde. Na cidade, a expectativa dos trabalhos é que três mil residências sejam visitadas.
Com as ações de rotina, nebulização e bloqueios, a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Exército (220 homens do Borba Gato, 91 da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e 100 da 11° Companhia de Engenharia de Combate Leve) combateram o mosquito no sábado e domingo. O batalhão colocou 411 homens à disposição da mobilização, com as visitas às casas e estabelecimentos comerciais.
O Exército também acompanha as secretarias de Saúde e de Educação no trabalho de conscientização nas escolas municipais e estaduais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?