Irmãs da Gruta de Nossa Senhora cobram solução para impasse da ciclofaixa em Guaratinguetá

Implantação de sistema viário gerou confusão no fluxo dos romeiros

Ciclista impedido de prosseguir na ciclofaixa, observa o trânsito para ultrapassar ônibus no caminho (Carlos Pimentel)
Ciclista impedido de prosseguir na ciclofaixa, observa o trânsito para ultrapassar ônibus no caminho (Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Um impasse no fluxo entre turistas e ciclistas tem causado problemas para quem passa ou visita a Gruta de Nossa Senhora, em Guaratinguetá. O problema seria a falta de sinalização da Prefeitura para a ciclovia que passa em frente ao centro religioso.
Com a implantação da ciclofaixa na avenida João Pessoa, no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá, o embarque e desembarque  e o tempo de visita dos romeiros que visitam a Gruta de Nossa Senhora,  ponto turístico religioso da cidade que recebe milhares de visitantes anualmente, foi prejudicado.
Muitos ônibus chegam diariamente ao local trazendo peregrinos de diversos cantos do País, atraídos pelas águas consideradas milagrosas da Gruta.
A irmã responsável pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes da Casa Puríssimo Coração de Maria, Nair Paschoalini, comentou que os romeiros foram muito prejudicados com as mudanças feitas no fluxo de ônibus, em virtude da implantação da ciclofaixa. “Em virtude das indefinições do trânsito, os motoristas de ônibus não sabiam para onde ir, os romeiros ficavam perdidos e tinha o problema de ciclistas estarem na ciclofaixa. Em um final de semana, um agente de Trânsito fez um ônibus sair de onde estava e deixar alguns passageiros. Foi uma situação frustrante”.
Com os problemas, as irmãs que dirigem a Casa reuniram-se recentemente com o prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB) e solicitaram providências para a melhor organização quanto ao fluxo de ônibus que ficaram impedidos de estacionar no local.
Na última segunda-feira o prefeito esteve na unidade e anunciou a instalação de cinco placas de orientação no padrão oficial, informando os motoristas de ônibus turísticos para estacionarem os coletivos somente nas Ruas Andrelino Cornetti e Pedro Cappio. Na esquina da avenida João Pessoa com a rua Andrelino Cornetti foi instalado um semáforo exclusivo para pedestres. Com isso, o aparelho somente funciona quando é acionado pelo pedestre, que assim poderá atravessar a avenida em segurança para acesso à Casa Puríssimo Coração de Maria.
Segundo o coordenador de Trânsito de Guaratinguetá, Marcelo Pazzini, com essas medidas que otimizam o fluxo de ônibus de turismo, a Prefeitura dá prosseguimento à reorganização do trânsito no município dentro de seu Planejamento Viário.  “A ciclofaixa é um projeto inovador que teve suas  dificuldades iniciais. Porém, estas medidas, somadas à outras já tomadas pelo Departamento de Trânsito, irão reorganizar o fluxo dos ônibus no Pedregulho”, salientou.
De acordo com a Prefeitura, somente em janeiro de 2016, cerca de 505 ônibus trazendo peregrinos do Brasil inteiro visitaram a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. “A Casa Puríssimo Coração de Maria tem uma representatividade muito forte no turismo religioso e vem crescendo a cada dia. Assim se inicia um turismo forte, e quem sabe, no futuro, aqui se torne um ponto de relevância turística nacional. Mas para isso é preciso investir, e é isso que estamos fazendo, reorganizando o trânsito no município, adequando os espaços à nova realidade de Estância Turística”, destacou o prefeito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?