Cidades da região se adaptam a cronograma antecipado de vacinação com a Pfizer

Estado reduz de 12 para oito semanas entre primeira e segunda dose; secretarias de Saúde acertam sistema de divulgação para atendidos

Aplicação de vacina contra a Covid-19 em Guará, RMVale antecipa cronograma com imunizante da Pfizer (Foto: Reprodução PMG)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

O Governo do Estado São Paulo anunciou que vai antecipar a segunda dose da vacina Pfizer contra a Covid-19, a partir da próxima sexta-feira (24), em oito semanas, ao invés de 12, como estava sendo realizado pelo PEI (Plano Estadual de Imunização).

Para estar apto a receber a aplicação, a pessoa deve verificar a carteirinha de vacinação e contar 56 dias (oito semanas) a partir da data da aplicação da primeira dose.

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, 6,9 milhões de pessoas já foram imunizadas com a primeira dose serão beneficiadas com a redução de tempo de espera. Para acelerar o atendimento, a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) está reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre a medida reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferência da carteira de vacinação. “A partir de hoje (quinta-feira), cerca de dois milhões de doses estão sendo enviadas aos 645 municípios paulistas para que a gente possa fazer a antecipação e a conclusão do esquema vacinal”, explicou a coordenadora do PEI, Regiane de Paula.

Entre as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) Cachoeira Paulista e Ubatuba foram as primeiras a anunciarem o adiantamento.

Na cidade litorânea, a Prefeitura está disponibilizando nove pontos para a aplicação do imunizante. Neste sábado (25), Ubatuba vai realizar uma repescagem para vacinar pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para receber a aplicação, é necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacinação. Para a primeira dose, é importante levar um comprovante de moradia na cidade. Os polos de vacinação contra a Covid-19 funcionam das 9h às 16h ou até o fim das doses disponíveis no dia.

Em Cachoeira Paulista, o secretário de Saúde Gabriel Tadeu Rodrigues revelou que as aplicações foram realizadas até esta sexta-feira (24), na escola Cleston Mello Paiva. A partir desta segunda-feira (27), o local será alterado. A aplicação será feita ao lado CEO, na Rodoviária Nova, à rua José da Silveira Mendes, no Parque Primavera.

Ainda segundo o secretário, Cachoeira está com 92% de sua população imunizada com pelo menos uma dose e 45% com o seu esquema vacinal completo. “Com esse adiantamento de oito semanas da Pfizer (…) eu acredito que Cachoeira Paulista vire o ano com mais de 75% de sua população totalmente vacinada”, finalizou o secretário.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?