Caraguá é a primeira cidade a combater a pobreza menstrual na RMVale

Secretaria de Educação inicia projeto de entrega de absorventes para adolescentes na rede municipal

Entrega de kits de absorvente a adolescentes em Caraguá; cidade é a primeira a combater a pobreza menstrual (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Avançando na pauta feminina, Caraguatatuba iniciou, na última segunda-feira (16), o processo de entrega de kits de absorventes para adolescentes da rede municipal de ensino. Com base na lei 2.597 de 2021, a cidade é a primeira da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) a combater a pobreza menstrual.

O processo de entrega começou na escola municipal Professor Antônio Freitas de Avelar. “Esse é um dia memorável e quero deixar os parabéns à vereadora Vera Morais que teve a sensibilidade de propor esse projeto. Sou pai de duas meninas e me sinto realizado em poder entregar esses kits que vão beneficiar essas jovens que precisam”, enfatizou o prefeito, Aguilar Junior (MDB).

A pobreza menstrual é caracterizada pela ausência de recursos básicos de higiene, como absorventes, água, sabonete, papel higiênico e infraestrutura adequada (banheiros seguros, saneamento básico e coleta de lixo). A temática está diretamente relacionada com a desigualdade social. Mulheres beneficiadas pelo problema são aquelas que não tem acesso aos itens de higiene ou informações acerca do tema.

O tópico já era uma preocupação da secretária de Educação, Márcia Paiva, quando ainda era gestora escolar. Segundo a secretária, havia a necessidade de buscar meios da unidade escolar prover absorventes para disponibilizar para as alunas, especialmente as mais carentes. “Essa é uma grande conquista para todas elas e para nós. Um direito adquirido que confere dignidade às mulheres, dando acesso a esse item de higiene, tão importante para a população feminina”, assegurou.

A expectativa é que todas as unidades municipais recebam os kits. Em caso de necessidade, a aluna deve procurar a secretaria escolar para solicitar o item.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?