Carreta da Mamografia mantém atendimentos em Lorena até o final do mês

Exames gratuitos em unidade móvel devem zerar fila de espera; resultados em 48 horas

Estrutura montada para atendimentos de mulheres com exames de mamografia; serviço em Lorena até dia 28 (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

Com foco na conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o programa estadual Mulheres do Peito, que oferece exames de mamografia em uma unidade móvel, iniciou os atendimentos em Lorena, nesta terça-feira (17). A Prefeitura acredita que deve zerar a fila de espera pelo procedimento e ainda ampliar a adesão na cidade.

Após cerca de dois anos sem percorrer os municípios paulistas, a Carreta da Mamografia chega a Lorena disponibilizando gratuitamente o exame que possui uma fila de espera de aproximadamente duzentas mulheres. Os serviços são para todo o público feminino, prioritariamente as mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Para passar pelo procedimento, basta comparecer ao local portando o RG e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o secretário de Saúde, Adailton José Pinto, mulheres de outras faixas etárias também podem buscar pelo serviço, mas devem apresentar, além dos documentos pessoais, um pedido médico do SUS, que pode ser retirado na própria secretaria, próximo ao Fórum.

Iniciados nesta terça-feira, os trabalhos seguem até o próximo dia 28 com a realização de cinquenta exames por dia, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h, porém, ofertando 25 vagas.

Para a aposentada, Fátima Reis, moradora do Vila dos Comerciários 1, que viu a divulgação nas redes sociais e aproveitou para colocar a saúde em dia, o exame é primordial para todas as mulheres. “Desde que entrou a pandemia eu não fiz. O atendimento a gente estava deixando para emergências mesmo. Como a gente faz o controle por ser mulher né, aí eu vi vim, esperei um pouquinho e já fiz o exame”.

A dona de casa Cleusa Mota, de 64 anos, que já retirou nódulos mamários, também passou pelo atendimento no primeiro dia de serviços e comentou sobre o auxílio da carreta para a Atenção Básica. “É um benefício ótimo, porque pelo menos você sai da fila de espera e é rapidinho. Essas coisas não têm espera, tem que ser urgente. Tomara que todas as mulheres venham também. O quanto antes melhor”.

O resultado fica pronto em 48 horas e é enviado para o email cadastrado pela paciente no momento da triagem. A Carreta, estacionada na praça Baronesa de Santa Eulália, no Centro da cidade, seguirá com os atendimentos até o dia 28 deste mês.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?