Com apoio da Aeronáutica, Potim ganha força no combate ao mosquito da dengue

Presença de soldados reduz em 40% recusa de acesso dos moradores

Equipe da Vigilância de Potim ganha força com adesão da Aeronáutica no combate ao mosquito (Colaboração / Defesa Civil)
Equipe da Vigilância de Potim ganha força com adesão da Aeronáutica no combate ao mosquito (Colaboração / Defesa Civil)

Lucas Barbosa
Potim

A Defesa Civil de Potim intensificou na última semana as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e a chikungunya. O município, que contou com o apoio da Aeronáutica, busca evitar uma nova epidemia, como a que ocorreu em 2015, quando foram registrados 742 casos de dengue.
Desde a última quarta-feira, vinte soldados da Aeronáutica, chefiados pelo brigadeiro Omar Juan Wara, estão acompanhando as equipes da Prefeitura, que percorreram até a última sexta-feira todos os bairros do município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Benedito Luís Félix , a presença dos soldados contribuiu para uma redução de cerca de 40% do número de moradores que recusaram a abrir as portas de suas casas para a realização das buscas de possíveis criadouros do mosquito.  “Entramos em contato com a coronel Ana Marcia, que atua no setor de Comunicação e Relações Públicas, que prontamente pediu o aval do brigadeiro Wara, para que eles pudessem nos ajudar nesta guerra contra o Aedes Aegypti. Ao ver um soldado ao nosso lado, os moradores sentem mais segurança e até mesmo no dever de abrirem seus lares para os agentes. Isto é fundamental para erradicarmos possíveis criadouros”.
Guaratinguetá também contou com o apoio da Aeronáutica, mas enquanto os soldados ficaram três dias atuando em Potim, na ‘Terra de Frei Galvão’ a ação ocorreu somente um dia.
Números – De acordo com Félix, até o momento foram registrados 37 casos suspeitos de dengue, mas doze foram descartados, e o restante ainda esta em análise.
Em 2015, Potim sofreu uma epidemia da doença, registrando 886 casos de dengue, sendo que 144 foram importados de cidades vizinhas.
Félix ressaltou que os trabalhos de combate e conscientização serão permanentes. ‘Estamos empenhados em conscientizar toda a população de Potim sobre a importância de trabalharmos juntos nesta missão tão importante. Estamos percorrendo todo o município, mas estamos dando uma atenção especial ao Jardim Alvorada, Chácara Tropical. João Nogueira  e Vila São José, que anteriormente apresentaram a maior taxa de incidência de casos.  A população pode ter certeza que nossas equipes farão o possível para que a cidade não passe mais por uma situação de epidemia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?