Governo Federal investe R$ 6 milhões em nova passarela da fé em Aparecida
Projeto liga o Santuário à Cidade do Romeiro e ao Porto do Itaguaçu
Da Redação
Aparecida
A construção de uma nova passarela da fé, que liga o Santuário Nacional à Cidade do Romeiro, terá início em breve. A assinatura do contrato foi feita no último fim de semana e o investimento inicial é de R$ 6,75 milhões.
O monumento passará sobre a rodovia BR-488, a avenida Itaguaçu, e dará acesso ao Porto do Itaguaçu, local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada.
A nova passarela será erguida para dar ao romeiro maior segurança nos trajetos pelos principais pontos de visitação turística da cidade. Outro fator que pesou para que o projeto fosse aprovado foi a melhoria no tráfego da região, já que os turistas percorrem as ruas e avenidas de Aparecida em ônibus, vans, carros de passeio e até a pé.
Na última sexta-feira, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, esteve em Aparecida e assinou a ordem de serviço para o início das obras. A empresa responsável pela construção da passarela é a Vereda Engenharia Ltda. A obra será iniciada no Km 2 e terá 270m de extensão, com previsão de que seja concluída ainda neste ano. “Acredito que entre o fim de agosto e o começo de setembro ela esteja pronta. A passarela vai proporcionar um melhor acesso aos visitantes e moradores da região e será muito importante para a fluidez do tráfego na BR-488”, contou Rodrigues.
Após a assinatura, a administração municipal de Aparecida entregou ao ministro um ofício, pedindo a revisão por medida provisória do limite de recuo, na área urbana, de 15m, para construções na BR-488.
A área é referente ao anel de contorno do Santuário Nacional. A Prefeitura tem como objetivo acelerar o processo, que já existe e está em fase de estudo pelo órgão federal, para ampliar a área hoteleira e melhorar o sistema viário.