Registrando 54 mil com vacinação atrasada, Pinda tem 80% de óbitos de pacientes com esquema incompleto

Secretaria de Saúde tenta adequar atendimento para evitar maior atraso na imunização; Município sofre com aumento de internações e chega a cinco mortes desde o final de semana

Profissional da saúde com vacina contra a Covid-19; Pinda registra óbitos em pacientes não imunizados (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Diante da crescente de casos de Covid-19, a Prefeitura de Pindamonhangaba emitiu um novo alerta, no início desta semana, acerca dos óbitos de moradores que estavam com o ciclo de imunização incompleto. Das cinco mortes que ocorreram, no último fim de semana, 80% não havia finalizado o esquema vacinal. A cidade tem mais de 54 mil que seguem sem a segunda e terceira dose.

Anteriormente, o Município já havia alertado a população sobre a vacinação, quando identificou que 60% das hospitalizações eram de pacientes que não havia tomado a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19. Assim como o restante do país, Pindamonhangaba observou a elevação nos casos gripais após as festividades de fim de semana. Somente em janeiro, foram identificados mais de 3,8 mil novos casos, além de vinte falecimentos.

Conforme dados da secretaria de Saúde, ao menos 45 pessoas estão internadas entre casos confirmados e suspeitos. Atualmente, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pública opera em 80%, enquanto a privada em 83%. Somando os leitos públicos e privados de enfermaria a capacidade também é de 80%.

Ao todo, a cidade já identificou 24,5 mil casos de coronavírus. Mais de 1,2 mil moradores (entre confirmados e suspeitos) estão isolados como meio de conter a proliferação do vírus que vitimou 458 pessoas.

Atrasados – Segundo dados da Prefeitura, Pinda tem hoje mais de 54 mil pessoas que ainda não receberam a segunda ou a terceira doses da imunização contra o novo coronavírus.

Um levantamento da secretaria de Saúde destacou que até o último dia 31, 9.074 moradores da cidade aptos a receber a segunda dose ainda não haviam procurado um posto de vacinação. Já na terceira dose, o número é de 45.038 pessoas.

Ou seja, atualmente, o município tem 54.112 pindenses com o esquema vacinal incompleto.

A secretaria reforçou a necessidade que a população procure os postos, conforme a esquematização municipal. Em casos de sintomas gripais a orientação é de procurar um dos gripários (Pronto Socorro, Unidade de Pronto Atendimento de Moreira César, Unidade de Pronto Atendimento do Araretama e Centro de Tratamento Covid do Cidade Nova).

“É possível que tenhamos uma semana em que os faltosos resolvam ir aos postos tomar as vacinas e que os novos a serem vacinados também colaborem. Da mesma forma, corremos o risco dessas pessoas que já estão em atraso permanecerem sem comparecer às unidades e de que novas pessoas do calendário também venham a faltar. Por isso é difícil prevermos uma tendência”, analisou a secretária adjunta de Saúde, Ana Cláudia Macedo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?