Pinda espera imunizar mais de duas mil crianças contra a febre amarela

Vigilância se preocupa com a baixa adesão dos pais na cidade; vacinas cedidas pelo SUS oferecem de 97% a 99% de eficácia

Criança é imunizada durante campanha contra a febre amarela; expectativa é imunizar duas mil crianças (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que deve ampliar as ações para atingir todas as crianças da cidade que devem ser imunizadas contra a febre amarela. O foco da secretaria de Saúde é a taxa de abstenção, já que apenas cinquenta pessoas foram vacinadas até o momento.

De acordo com informações da Prefeitura, embora a cidade tenha registrado apenas um caso da doença em um macaco, ainda em 2018, a vacinação é fundamental e as doses são ofertadas para o público em geral, especialmente para bebês a partir de nove meses, além do reforço da imunização aos quatro anos de idade.

A enfatização da importância da vacina vem do alerta do Estado sobre a possível transmissão da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite chikungunya, zika vírus e a dengue. “A imunização é o mecanismo mais seguro e eficaz de se manter as crianças e as pessoas no geral isentas das doenças que assolam a sociedade. Em linhas gerais, as vacinas cedidas pelo SUS oferecem de 97% a 99% de eficácia na proteção contra a enfermidades”, comentou o diretor da Vigilância Epidemiológica de Pindamonhangaba, Rafael Lamana.

O número de imunizados ainda é baixo na cidade, que conta com aproximadamente 2,3 mil crianças habilitadas para tomar a vacina. Todas as unidades de saúde da rede municipal dispõem das doses e estão equipadas para o atendimento ao público, dentro do horário de atendimento, das 8h às 17h.

Lamana falou que a movimentação de ativistas antivacina é prejudicial à saúde coletiva, pois quem deixa de se vacinar coloca o bem-estar social em risco. “Ressaltamos que nenhum estudo científico comprovou a não eficácia das vacinas, pelo contrário, estudos afirmam que a vacina é o melhor meio de imunização oferecida a custo zero à sociedade”, finalizou.

Vacinação na região – Em Potim, a imunização contra a febre amarela segue normalmente conforme o calendário vacinal. Aparecida conta com três mil doses da vacina disponibilizadas nos postos de saúde da cidade e Guaratinguetá não informou a quantidade de doses disponíveis.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?