Pinda busca alternativas para evitar novos furtos no Mercadão

Prefeitura e Associação firmam parceria; comerciantes contratam segurança privada

O Mercadão de Pinda em parceria entre Prefeitura e Associação dos Comerciantes do Mercado investirão na segurança do local (Foto: Arquivo Atos)
O Mercadão de Pinda que em parceria entre Prefeitura e Associação dos Comerciantes do Mercado terá segurança reforçada (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após ser alvo de criminosos nos últimos dois meses, o Mercado Municipal de Pindamonhangaba deve receber melhorias em seu sistema de segurança, na próxima semana. Uma parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Comerciantes do Mercado prevê a contratação de vigilantes noturnos e a implantação de um sistema de câmeras de videomonitoramento no local.

Com 46 boxes, o tradicional Mercado Municipal oferece diversas opções de produtos alimentícios. Localizado na região central, o espaço comercial registrou recentemente dois furtos, sendo um em julho e outro no início de agosto. Os crimes foram praticados durante a madrugada. De acordo com o secretário de Administração, Fabricio Augusto Pereira, após estourarem o portão do Mercado, os criminosos se dirigiram a área dos boxes, onde furtaram diversas mercadorias.

O chefe da pasta explicou que nenhum guarda municipal atua na segurança do local durante a madrugada, porque o município está impossibilitado de investir em horas extras e adicionais noturnos aos servidores. Isto ocorre porque o Executivo foi obrigado a enxugar os gastos com pessoal para evitar que eles atingissem o limite prudencial, exigido por lei, que determina que os municípios não utilizem mais de 51,6% de seus recursos para arcarem com salários e demais despesas trabalhistas.

Buscando uma saída para o caso, a Prefeitura firmou uma parceria com a Associação dos Comerciantes do Mercado. “Explicamos esta situação do limite prudencial aos comerciantes, que concordaram em contratar um segurança particular para atuar no Mercado. Em contrapartida, estamos modificando o sistema do portão principal, implantando chapas de aço, tornando praticamente impossível um novo arrombamento”, explicou Pereira.

O secretário de Administração revelou ainda que existe um projeto para interligar as imagens da câmera de segurança do Mercado, que será adquirida em breve pela Associação, com o sistema do COI (Centro de Operações Integradas). Na unidade, que funciona desde abril, agentes da Guarda Municipal monitoram as imagens de 16 câmeras instaladas em pontos estratégicos do município.

A reportagem do Jornal Atos tentou diversas vezes entrar em contato com o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Pindamonhangaba, José Calazans, mas ele não retornou as ligações.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?